Perguntas para Avaliações de Desempenho
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- Perguntas para avaliação de Cultura ou Valores Organizacionais
- Perguntas para avaliação de desempenho: Performance
- Perguntas para avaliação de desempenho: Pontos Fortes
- Perguntas para avaliação de desempenho: Áreas de Melhoria
- Perguntas para avaliação desempenho: Perspectivas Futuras
As avaliações de desempenho dos colaboradores são essenciais para entender e melhorar o desempenho dos funcionários.
Mas, com muita frequência, as avaliações de colaboradores falham e têm pouco impacto. Por quê?
Porque utilizamos questionários errados de avaliação de desempenho.
Muitas perguntas são amplas e genéricas fazem com que tanto o gestor quanto o funcionário saiam da reunião com poucas conclusões significativas.
Vamos mudar isso. Selecionamos questões para avaliações de desempenho para apoiar gestores a explorar a performance de sua equipe. Esse nível adicional de profundidade mostra aos colaboradores que seu desenvolvimento é valorizado e oferece aos líderes maneiras de ajudar seus colaboradores crescerem.
Abaixo você verá modelos clássicos de avaliação de desempenho e iremos diferenciar com exemplos perguntas medíocres e boas perguntas.
Vamos começar!
1. Perguntas para avaliação de Cultura ou Valores Organizacionais
Uma excelente forma de elaborar questionário de avaliação é declinar os valores organizacionais em comportamentos objetivos. Crie uma questão para cada um dos valores. Essa prática fomenta o comportamento e cultura organizada baseada em valores.
Perguntas medíocres:
- Você entende que consegue aplicar os valores da empresa em seu dia a dia?
- Qual valor você mais se identifica e por quê?
Boas perguntas:
- Valor: Excelência
Pergunta: Tem atitude proativa e foca seus esforços para melhorar processos e desenvolver pessoas?
Busca sempre a excelência em nossa entrega, otimização de recursos e confiança nos relacionamentos?
- Valor: Integridade
Pergunta: Age com integridade e dentro dos mais altos padrões éticos, pois não negocia e não tolera o que não é certo?
- Valor: Foco no Cliente
Pergunta: Trabalha com o cliente e para o cliente (interno ou externo) através do envolvimento, proximidade e relacionamento transparente?
- Valor: Trabalho em equipe
Pergunta: Trabalha de forma colaborativa, para concluir os objetivos e alcançar resultados de sucesso e considera a co criação e parceria como princípios básicos da evolução?
- Valor: Protagonismo
Pergunta: Apresenta proatividade em buscar soluções, buscando responder às constantes mudanças exigidas pelo mercado e contribuir significativamente com os resultados da organização?
- Valor: Aprendizado
Pergunta: Busca pelo aperfeiçoamento e desenvolvimento, pensando fora da caixa ao entender problemas para identificar oportunidades e propor soluções?
2. Perguntas para avaliação de desempenho: Performance
Perguntas medíocres:
- Como você classificaria seu desempenho neste ano?
- Você está feliz com sua função atual?
Boas perguntas:
- De quais realizações neste trimestre você está mais orgulhoso?
- Quais objetivos você atingiu? Quais objetivos ficaram aquém?
- O que te motiva a fazer o seu trabalho?
- Quais são as suas condições de trabalho ideais para ser o mais produtivo?
3. Perguntas para avaliação de desempenho: Pontos Fortes
Perguntas medíocres:
- Quais são seus maiores pontos fortes?
- Você sente que seus pontos fortes são maximizados aqui?
Boas perguntas:
- Quais competências, técnicas ou comportamentais, te ajudam a fazer seu trabalho de forma eficaz?
- Que habilidades você tem e que acredita que poderíamos usar de forma mais eficaz?
- Que tipo de trabalho é mais fácil para você?
- Quais atividades você prefere executar primeiro em sua rotina de trabalho e por quê?
4. Perguntas para avaliação de desempenho: Áreas de Melhoria
Perguntas medíocres:
- O que você fará de diferente no próximo ano?
- Algo está impedindo você de fazer o seu melhor trabalho?
Boas perguntas:
- De quais entrega você menos se orgulha de ter feito? Por quê? Como você fará isso de forma diferente no futuro?
- Quais 2-3 habilidades você gostaria de desenvolver no próximo ano para ajudá-lo a crescer e se desenvolver?
- O que posso fazer para ajudá-lo a atingir melhor seus objetivos?
5. Perguntas para avaliação desempenho: Perspectivas Futuras
Perguntas medíocres:
- Quais são seus objetivos?
- Onde você se vê daqui a cinco anos?
Boas perguntas:
- Quais são suas metas prioritárias para o próximo trimestre?
- Qual cargo você gostaria de atuar? Como suas responsabilidades mudariam?
- Quais oportunidades de crescimento profissional você gostaria de explorar para chegar lá?
Agora que você tem algumas sugestões de perguntas de avaliação de desempenho, você pode personalizá-las para combinar com sua empresa e marca. O software Umanni pode te ajudar nessa empreitada. Contando com nossos templates e modelos, além de digitalizar todo o processo, nenhum dado sobre o desempenho do colaborador se perderá e mais, ficará facilmente acessível de maneira online.
Contudo, a automatização do processo, permite que o RH possa se dedicar mais às questões estratégicas do negócio, relacionadas, por exemplo, com a atração e retenção de talentos.
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