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Os segredos para realizar uma pesquisa de clima efetiva e obter resultados significativos

Os segredos para realizar uma pesquisa de clima efetiva e obter resultados significativos

Izabel Prado

Para otimizar a gestão e a performance do seu departamento pessoal, vale a pena implementar uma pesquisa de clima entre os colaboradores. Por meio deste instrumento, você consegue identificar algumas melhorias importantes com base na perspectiva de todos os membros da empresa.

Isso significa que seus líderes podem ter acesso a informações relevantes para implementar mudanças nas condições de trabalho, no ambiente e também na maneira como a gestão de atividades é feita. Se você quer saber como realizar uma pesquisa de clima no seu negócio e utilizá-la para melhorar o desempenho da empresa, continue a leitura e confira nosso post!

O que é pesquisa de clima e qual a sua importância?

A pesquisa de clima é uma ferramenta utilizada para medir a satisfação dos colaboradores quanto ao seu ambiente, rotina e condições de trabalho. Ela pode ser feita por meio de questionários ou entrevistas, tratando dos principais temas ligados à cultura da empresa, o grau de motivação e a gestão de conflitos, por exemplo.

Portanto, ela é uma ferramenta importante para ajudar a avaliar a satisfação dos funcionários e identificar áreas de melhoria. Por meio dessa pesquisa, também é possível identificar problemas específicos antes que eles se tornem mais complexos.

Com essas informações em mãos, você consegue desenvolver um bom plano para aumentar a satisfação dos colaboradores, criar um bom ambiente de trabalho e melhorar a produtividade do seu time.

Como montar uma pesquisa de clima eficiente?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da pesquisa de clima, que tal entender quais são os passos para organizar uma na empresa? Abaixo, destacamos várias dicas que vão ajudar com essa tarefa. Vale a pena continuar a leitura e conferir!

Análise a organização

Entender o cenário da empresa é o primeiro passo para implementar uma pesquisa de clima. Isso porque, ao avaliar a organização, você consegue entender quais são os principais aspectos que devem ser questionados nela.

Existem alguns aspectos que podem ajudar na hora de realizar essa análise. Abaixo, destacamos os principais:

  • Dialogue com os colaboradores para entender as dificuldades;
  • Observe o comportamento dos funcionários. Dica: Um software pode ajudar nessa tarefa; entenda como as pessoas interagem com os colegas;
  • Analise o ambiente oferecido aos colaboradores, bem como a infraestrutura disponibilizada; converse com os líderes da empresa para desenvolver os questionários.

Ao implementar esses passos, você terá uma boa noção sobre quais questões utilizar na pesquisa de clima. Assim, as chances de obter boas ideias de como melhorar o ambiente de trabalho são altas.

Defina os temas relevantes e objetivos

Além de avaliar o cenário da empresa, você também pode definir sua pesquisa por temas. Nesse sentido, é importante efetuar a definição de quais são os assuntos importantes que podem ser abordados. Para isso, utilizar o passo anterior pode gerar mais clareza.

Além disso, vale estipular quais são os objetivos pelos quais a pesquisa está sendo realizada. Por exemplo, é relevante estabelecer quais são os problemas que deseja resolver e como a pesquisa pode ajudar com isso.

Assim, quando estiver com os resultados, fica mais simples implementar as melhorias para solucionar questões sensíveis na empresa e garantir um clima organizacional mais agradável aos funcionários.

Verifique o melhor momento de aplicar

Outro passo importante que deve ser planejado na hora de desenvolver a pesquisa de clima é o momento para aplicar. Nesse sentido, avalie o tempo para ter as respostas e também para aplicar as melhorias possíveis.

Além disso, vale analisar outros fatores como o formato do questionário, como você avaliará as respostas, de que forma vai interpretar os resultados e se a pesquisa será qualitativa ou quantitativa.

Para isso, contar com um software de qualidade pode ajudar a ganhar mais produtividade e agilidade na hora de aplicar suas pesquisas. Além disso, fica mais fácil definir o melhor momento para realizar a aplicação dos questionários.

Planeje uma devolutiva para os respondentes

Ter uma comunicação clara e transparente com a equipe é fundamental para o bom andamento do negócio. Nesse sentido, vale a pena informar quais foram os resultados obtidos por meio das pesquisas e como serão usados para melhorar o clima no dia a dia de trabalho.

Isso é importante para que as pessoas ofereçam respostas verdadeiras que ajudem a melhorar os resultados obtidos. Assim, você tem mais insumos para implementar melhorias que gerem aumento de bem-estar e qualidade no trabalho.

Avalie e planeje mudanças

Com os resultados em mãos, o próximo passo é avaliar quais são as melhorias que podem ser implementadas na empresa. Por exemplo, se os colaboradores apresentaram queixas sobre as faltas de treinamentos ou sobre comportamento inadequado no dia a dia, é preciso pensar em formas para melhorar o clima da empresa.

Além disso, vale deixar claro para as pessoas da empresa quais são as melhorias a serem implementadas e como vão impactar o dia a dia de trabalho. Ter transparência no processo é importante para ter ótimos resultados. Além disso, contar com a tecnologia vai otimizar a performance da sua pesquisa de clima. Saiba mais logo a seguir!

Qual a periodicidade indicada da pesquisa

A periodicidade com a qual aplicar a pesquisa depende muito do cenário de cada empresa e é de extrema importância. O ideal é que a empresa tenha um tempo para analisar e colocar as mudanças em prática. Dessa forma, a empresa que decide qual frequência melhor atende sua necessidade, muitas empresas optam por fazer a pesquisa de clima apenas uma vez por ano.

Como um software de gestão de pessoas pode ajudar?

O software da Umanni pode contribuir para a elaboração da pesquisa de clima ao disponibilizar ferramentas para a coleta e análise de dados de satisfação dos funcionários. Por meio desse tipo de recurso, sua organização pode criar questionários, elaborar entrevistas e criar um ambiente digital para os colaboradores. Nele, sua equipe pode responder a questões que tratam de liderança, comunicação, cultura organizacional, oportunidades de crescimento e demais temas importantes.

Além disso, você também tem acesso a relatórios e indicadores que contribuem para complementar sua avaliação institucional, além de simplificar o processo de identificação das melhorias que são necessárias.

Ao contar com o software de gestão de desempenho Umanni, sua empresa consegue ter acesso a uma suíte completa para otimizar o gerenciamento do departamento pessoal da empresa. Por meio dele, você consegue utilizar várias ferramentas de avaliação, performance, além da possibilidade de criar um bom plano de ação para o desenvolvimento de talentos.

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