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Descubra 10 estratégias para engajar e motivar sua equipe a alcançar as metas de vendas!

Descubra 10 estratégias para engajar e motivar sua equipe a alcançar as metas de vendas!

Izabel Prado

Você percebe que cada vez mais as pessoas estão desinteressadas em vestir a camisa da empresa e fazer além do básico? Esse fenômeno tem se tornado tão comum que levou ao surgimento do termo ‘’quiet quitting’’ (demissão silenciosa).

Na prática, o conceito quer dizer que os colaboradores se limitam a executar o que foi atribuído no contrato: nem mais, nem menos. Logo, se engajar em demais projetos e fazer mais que o esperado não são mais práticas tão comuns.

Sabe o que isso também significa? Significa que a gestão terá que desenvolver estratégias mais assertivas para estimular o engajamento da equipe rumo às metas e aos objetivos. Quer saber como fazer isso? Acompanhe aqui algumas dicas e outras informações relevantes!

Qual é a importância do engajamento dos colaboradores?

Os colaboradores que se engajam para cumprir metas e objetivos empresariais aprendem mais e com rapidez. Esse crescimento profissional beneficia diretamente a empresa, que pode ter um desempenho superior e maior vantagem competitiva.

Isso ocorre a curto e médio prazo, com o esforço adicional dedicado pela equipe. Além disso, os benefícios também são percebidos a longo prazo, já que a corporação tem talentos com competências técnicas e comportamentais bem desenvolvidas.

Quais metodologias devo utilizar para estabelecer metas de vendas?

Existem diversas formas de definir as metas corporativas. A principal recomendação é que elas sejam realistas e alinhadas com as características do seu negócio. Logo, colocar algumas metodologias em prática pode ajudar, como:

SMART - esse acrônimo diz que as metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais;

OKR - segundo ela, os objetivos devem ser quantitativos e inspiradores e os resultados-chave quantitativos e mensuráveis;

BSC - significa indicadores balanceados de desempenho e serve para facilitar a execução de um plano.

Como envolver os colaboradores na criação de metas?

O propósito das metas é fazer com que o colaborador melhore seu desempenho, para que isso aconteça, é importante incluir o mesmo no processo de criação da meta. Fazer isso, inspira o seu colaborador a ser mais engajado de uma forma que aumenta sua performance e também beneficia a empresa. Assim, listamos 3 dicas para colocar essa ideia em prática. Acompanhe!

Envolva os colaboradores do início ao fim

O propósito de ter metas é ajudar os colaboradores a melhorarem sua performance, naturalmente faz sentido incluí-los em todo o processo. Além disso, envolver os colaboradores do início ao fim é uma maneira de mostrar que eles construíram um legado na empresa.

Essa valorização estimula o engajamento, na intenção de mostrar que a confiança será recompensada. Incentivar os funcionários a definir metas ambiciosas também ajuda a impulsionar o desempenho e serve como um motivador para o desenvolvimento contínuo.

Relacione metas individuais às organizacionais

Você identificou que um colaborador tem mais interesse em trazer o público jovem para o negócio, por exemplo? Então, vale a pena relacionar essa meta individual às organizacionais. Isso porque a probabilidade de o engajamento ser intenso é maior.

Em outras palavras, é quase uma questão pessoal fazer com que as metas estipuladas sejam alcançadas. Afinal, trata-se de um projeto em que os envolvidos acreditam no potencial e nos benefícios que podem gerar.

Adapte a meta de forma dinâmica

Para engajar os colaboradores na criação e no cumprimento das metas é preciso tratá-las com dinamismo. Isso significa revisá-las com frequência para ajuste de estratégias ou para servir como um case de sucesso para outras demandas.

Caso contrário, sem o acompanhamento, os colaboradores podem achar que a gestão não se importa o suficiente. Logo, se nem quem ocupa cargos superiores demonstra importância, porque os profissionais farão diferente? Então, crie um sistema de gerenciamento de desempenho em tempo real para motivar a equipe e mostrar valorização dos resultados.

Veja 10 exemplos de metas de vendas para a sua equipe

Ter ideias de metas e como utilizá-las pode ser uma tarefa difícil, para facilitar a adoção das dicas mencionadas, é importante conhecer alguns exemplos de metas de vendas. Por esse motivo, listamos 10 opções para você. Confira!

1.Aumentar a receita

Aumentar a receita é uma importante meta de vendas que a maioria das empresas possuem. Você pode decompor a mesma em metas trimestrais, bimestrais, mensais ou semanais para facilitar o engajamento dos colaboradores, que também poderão trabalhar em metas individuais para alcançá-la.

2.Aumentar a taxa de reuniões

A taxa de reuniões é importante para ajudar a tornar leads em clientes. Focar em marcar reuniões de sucesso pode ajudar a aumentar as taxas de conversão. Para fazer isso, é importante focar na geração e qualificação de leads.

3.Fechar mais negócios

Para fechar mais negócios e aumentar a margem de lucro, além de focar nas metas individuais ou em grupo, você também pode otimizar o seu tempo utilizando um CRM para melhor gestão dos leads, centralização das informações, automação de email, entre outras funcionalidades e ferramentas.

4.Aumentar a participação no mercado

Aumentar a participação no mercado é uma meta compartilhada por diversas empresas. Focar em vendas e em aumentar a receita pode ajudar o seu negócio a ganhar uma maior porcentagem do mercado. Para isso, podem ser adotadas algumas táticas comerciais, como: promoções, descontos, inovação, estratégias para melhor relacionamento com o cliente, condições especiais por tempo limitado, etc.

5.Aumentar o tempo de vida do seu cliente

O tempo de vida do cliente ajuda a prever a quantidade de receita que o negócio irá gerar durante o relacionamento com um cliente. Você pode aumentar o tempo de vida do seu cliente intensificando a retenção do mesmo. É muito mais fácil fazer dinheiro com um cliente existente do que adquirir um novo, por exemplo, seu time pode focar em fazer com que seus atuais clientes façam um upgrade de seus negócios.

6.Elevar a quantidade de leads qualificados

Aumentar o número de leads qualificados vai manter o seu pipeline de vendas alimentado e vai aumentar a chance de fechar negócios, além de aumentar o tempo de vida de seu cliente. Você pode criar metas para seus representantes de vendas sobre o tempo de prospecção e utilização de ferramentas para nutrir seus leads mais efetivamente.

7.Melhorar seu Email Marketing

Você pode melhorar sua estratégia de email marketing personalizando seus emails, segmentando sua lista de prospects usando como base o comportamento de seus clientes, otimizando seu email marketing para mobile e criando mais conteúdo dinâmico.

8.Diminuir o Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O custo de aquisição de cliente (CAC) é o custo total necessário para obter um novo cliente. Para diminuir esse custo, você pode achar melhores formas de definir seus clientes e também melhorar sua retenção e o funil de vendas.

Para isso, você deve examinar onde você está gastando mais no processo de venda e avaliar se você está usando como target prospects muito difíceis de atingir. Você também pode descobrir de quais canais de marketing seus leads mais qualificados estão vindo e focar neles.

9.Aumentar as taxas de respostas de e-mail de vendas

Para aumentar as taxas de respostas de emails de vendas você pode estabelecer metas acerca dos procedimentos de prospecção e relacionamento com o cliente. Assim é possível identificar quem tem maior ou menor habilidade com a escrita, permitindo atuação no desenvolvimento deste e outros aspectos, como:

  • otimização do título do e-mail com gatilhos persuasivos ou curiosos.
  • foco em follow-ups com conteúdo objetivos.
  • segmentação de público alvo e consecutivos produtos de interesse.

10.Melhorar o tempo de resposta do lead

Existem inúmeras razões pelas quais os vendedores não respondem leads rapidamente, algumas dessas razões podem ser ,por exemplo, a falta de tempo e o volume de mensagens que acabam atrapalhando o processo de atendimento.

Para melhorar o tempo de resposta do lead e garantir que emails de potenciais clientes não sejam ignorados, você pode desenhar uma cadência de vendas, criar um FAQ para perguntas frequentes e também promover treinamentos constantes ao time.

Agora que você já compreendeu a importância de estabelecer metas para engajar seus colaboradores, falaremos da importância de se apoiar em um software para estruturar e otimizar esse processo.

Conte com o software Umanni para facilitar sua gestão de metas

Somos a melhor solução SaaS para automação da gestão estratégica da sua empresa! Através das funcionalidades do Metas Umanni, você pode:

  • Monitorar e personalizar indicadores, independente da metodologia escolhida: MBO, BSC, OKR, SMART, etc.
  • Importar dados massivos via upload de planilhas.
  • Mensurar o progresso e status diário, semanal, mensal (conforme desejado) de cada meta e tarefa definida, coletiva ou individual.
  • Fornecer aos gestores o fácil acesso às principais informações, seja por equipe, área ou colaborador. Tornando assertiva a tomada de decisão e correção de qualquer desvio do plano estratégico.
  • Permitir que o colaborador acompanhe sua performance e tenha clareza de seus objetivos e contribuição para o resultado global.

E não para por aí… Se você quiser saber mais sobre como a solução Umanni automatiza as metodologias de metas, facilita o gerenciamento das operações e potencializa a performance e o engajamento de diversas empresas, não perca tempo!

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Ficaremos felizes em facilitar e potencializar a gestão de metas da sua empresa. 😊