Você se inscreveu com sucesso em Umanni
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Umanni
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.
Teste Big Five: Qual a personalidade do seu Time?

Teste Big Five: Qual a personalidade do seu Time?

Bruna Aere


Testes de personalidade são recursos usados na gestão de pessoas para que os avaliadores identifiquem o comportamento dos candidatos à vaga e também do colaborador à função. Um dos mais utilizados pelo RH é chamado de teste de personalidade The Big Five.

O Big Five é um modelo que apresenta as cinco principais facetas da personalidade dos indivíduos. Hoje, o conceito é muito importante para as empresas, já que tem o potencial de prever comportamentos e atitudes no ambiente de trabalho.

Ter uma compreensão aprofundada desse tipo de conhecimento ajuda os gestores a desenvolverem uma cultura organizacional mais forte. Isso porque, a partir da metodologia, é possível entender o modo como os colaboradores sentem, pensam e reagem, sobretudo diante de situações desafiadoras.

Acompanhe a seguir e entenda como o Big Five influencia na gestão de pessoas e no aperfeiçoamento do trabalho em equipe. Confira!

O que é o teste de personalidade The Big Five?

The Big Five (ou Big 5) consegue detectar cinco dimensões da personalidade de uma pessoa. São eles a abertura a experiências, conscienciosidade, extroversão, simpatia e neuroticismo, que serão melhor explicados a seguir.

Seu uso é direcionado para o mundo corporativo, sendo um dos mais utilizados atualmente pelo RH de empresas de várias áreas. O teste é direcionado para pessoas que almejam aprimorar o relacionamento no trabalho, tornando o ambiente mais amigável e a equipe mais unida. Isso é conquistado porque o Big Five ajuda o profissional a entender ele mesmo e ao próximo.

Quais são os 5 pilares de personalidade e como gerenciá-los?

A forma mais fácil de lembrar os pilares desse teste é pensando no acrônimo OCEAN, em que cada letra representa um pilar, entenda a seguir.

1. Openness to experience (abertura a experiências)

É o interesse da pessoa em ter novas vivências emocionais.  Essas pessoas são criativas, curiosas, imaginativas, apreciam a arte e são sensíveis à beleza. Além de evidenciar tais características citadas, uma pontuação alta neste domínio, mostra que essas pessoas também fogem do tradicional e costumam ter tanto opiniões como sentimentos não convencionais.

Uma pontuação baixa indica que essas pessoas estão inclinadas ao pensamento convencional. Ou seja, evitam mudanças e optam pelo simples e óbvio. Além disso, podem ver as artes e as ciências com um certo desinteresse.

2. Conscientiousness (conscienciosidade ou escrupulosidade)

Característica de pessoas confiáveis, organizadas, que conseguem controlar seus impulsos e são orientadas pelos objetivos. Desta forma, uma pontuação alta indica que essas pessoas se atentam aos detalhes, preferem ter tudo pré-agendado, são autodisciplinadas e usam abordagens metódicas para atingir seus objetivos.

Aqueles que pontuam baixo em conscienciosidade tendem a ser mais impulsivos, descontraídos e flexíveis. Costumam procrastinar e optar por abordagens espontâneas para lidar com as situações.

3. Extraversion (extroversão)

Mede quão bem esse colaborador consegue se dar bem com os demais membros da equipe e seus líderes. Uma pontuação alta indica imperatividade, sociabilidade, vontade de conhecer as pessoas, além de maior facilidade para fazer amizades.

Uma pontuação baixa representa os introvertidos ou reservados. Estar cercado por pessoas pode deixá-los exaustos. Eles preferem atividades individuais e seus estilos de vida são mais tranquilos e menos envolvidos com o mundo externo. Mas não se engane: eles podem ser bastante ativos e enérgicos em outros âmbitos que não o do relacionamento social.

4. Agreeableness (agradabilidade ou simpatia)

Essa é uma qualidade de quem se preocupa com a harmonia social. Pessoas simpáticas são respeitosas, amigáveis, prestativas, comprometidas, generosas, honestas e otimistas, podendo tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Além de evidenciar tais características citadas, uma pontuação alta neste fator, mostra que essas pessoas são mais complacentes e visam o melhor em todos com quem se relacionam.

Uma pontuação baixa aponta pessoas com pouca agradabilidade, que colocam o interesse próprio acima da boa convivência com os demais. Normalmente, elas não se preocupam com o bem-estar dos que estão ao seu redor e, por vezes, se mostram desconfiadas e pouco cooperativas.

5. Neuroticism (neuroticismo)

Consiste na tendência de experienciar sentimentos negativos, vivendo continuamente com sentimentos de ansiedade, raiva ou depressão. Pessoas com neuroticismo são vulneráveis ao estresse, instáveis e mais ansiosas.

Uma pontuação alta aponta pessoas com predisposição a interpretar pequenas frustrações como episódios sem resolução, sendo mais vulneráveis à angústia psicológica. Desta forma, podem apresentar menor capacidade de pensar claramente e tomar decisões em situações de estresse.

Uma pontuação baixa indica pessoas mais estáveis emocionalmente. Elas são mais calmas e geralmente confiam em sua capacidade de lidar com episódios estressantes sem internalizar sentimentos negativos de forma persistente.

Existe um perfil ideal?

Através das diversas informações sobre a personalidade dos membros, os gestores podem entender os pontos fortes e fracos, bem como os principais hard e soft skills dos profissionais.

Porém, para ter uma equipe eficaz e bem-sucedida, é necessário que haja uma mistura de personalidades no time para incorporar os aspectos positivos de cada colaborador e, com sorte, reduzir os pontos fracos.

A formação da personalidade, de fato, afeta a eficácia no ambiente de trabalho, mesmo assim, não há um perfil ideal. Isso porque cada pessoa oferece diferentes habilidades, valores e pontos de vista, podendo influenciar positivamente no clima organizacional.

Como o Big Five pode ser utilizado para a gestão de colaboradores com diferentes perfis?

Os líderes e gestores que entendem como as distintas personalidades funcionam podem usar o conhecimento para melhorar a eficácia e o desempenho no trabalho da equipe. Ou seja, é uma maneira de tornar os profissionais sempre motivados e engajados.

Isso porque o Big Five apresenta informações relevantes sobre o comportamento dos colaboradores com diferentes perfis. Com isso, fica mais simples delegar tarefas e garantir que os funcionários desempenhem atividades nas quais eles têm facilidade e podem prosperar.

Quais são os benefícios do Big Five no mundo corporativo?

O teste de personalidade The Big Five traz vários benefícios para os processos de gestão de pessoas. Os principais deles são:

  • Melhor alinhamento e desenvolvimento dos colaboradores, podendo direcioná-los às funções mais adequadas para seu perfil;
  • Autoconhecimento e desenvolvimento de trabalho em equipe. Pode-se saber quais são as pessoas adequadas para estruturar determinado time;
  • Redução de absenteísmo, que é gerado por estresse, mal-estar ou desmotivação. Isso é possível porque você evita alocar um colaborador em uma função incompatível com seu perfil;
  • Identificação das aptidões de uma pessoa, permitindo que você possa desenvolvê-las para obter o máximo de seu potencial;

Quais são as limitações do teste Big Five?

Não condicione a decisão de contratação ou a alocação de profissionais unicamente pelo teste Big 5. Esse teste tem algumas limitações que devem ser consideradas, como:

  • Identificar ingenuidade: não se pode saber quão ingênuo é um colaborador, ou seja, facilidade de ele ser influenciado por outros;
  • Maturidade: o teste não avalia o nível de maturidade, seja social ou profissionalmente;
  • Posicionamento político: caso esse fator seja relevante para empresa, não se pode identificá-lo;
  • Religioso demasiado: também não é possível identificar o nível de fanatismo religioso, se isso for importante para a empresa;
  • Patologias: isso inclui patologias sociais ou psicológicas, como fobias sociais, depressão, estresse, entre outras.

Como interpretar meu teste Big Five? ou Como interpretar o gráfico e relatório do meu teste Big Five?

As perguntas são respondidas conforme a concordância do respondente, em uma escala que varia de 1 a 5. Ou seja, ele avalia o quanto cada item representa. Os resultados do questionário são obtidos pela soma da concordância com cada fator e com seus respectivos aspectos. É gerada uma pontuação categorizada como alta, média ou baixa, que necessita de interpretação.

Por exemplo, sabendo que as questões mensuram o quanto cada traço simboliza a personalidade do respondedor, uma pontuação alta deve ser entendida como uma associação positiva entre o traço – fator ou aspecto – e suas características pessoais. Sendo assim, se ele pontua alto em Extroversão,  inclina-se a traços extrovertidos, enquanto uma pontuação baixa aponta traços introvertidos (o oposto). Quando há uma pontuação mediana, entende-se que a pessoa possui o traço, mas não existem tendências fortes e determinantes acerca dele.

Entendeu como o teste Big Five pode agregar mais conhecimento sobre sua equipe?

Como vimos, o Big Five é uma ferramenta essencial para conhecer os traços de personalidade em um empreendimento. A liderança pode adotar o teste para conhecer melhor seus funcionários e, com isso, aperfeiçoar significativamente o clima organizacional no ambiente corporativo.

Quer entender um pouco mais sobre esses fatores e poderoso recurso?

Confira agora o teste de personalidade The Big Five com 120 questões, disponibilizado gratuitamente por nós da Umanni!


Gostou do Conteúdo?

Então conheça a Umanni e conte com a nossa equipe para aplicar esse método em sua organização.

📆 Agende aqui uma demonstração ou entre em contato conosco!

Ficaremos felizes em potencializar a gestão de performance da sua empresa!