Você se inscreveu com sucesso em Umanni
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Umanni
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.
PDI: o que é, sua importância, principais benefícios, limitações e passo a passo para implementar na sua empresa.

PDI: o que é, sua importância, principais benefícios, limitações e passo a passo para implementar na sua empresa.

Izabel Prado

Quando se trata de contratar e reter funcionários — especialmente em um mercado de trabalho competitivo —, as empresas que oferecem um programa robusto de desenvolvimento de colaboradores podem ter uma grande vantagem.

É uma situação em que todos saem ganhando: colaboradores engajados querem oportunidades para ampliar suas habilidades e as empresas que podem oferecer essas oportunidades colhem os frutos na forma de profissionais dedicados e inovadores.

Embora os profissionais de RH tenham várias opções quando se trata de dar vida a programas de desenvolvimento, o PDI — plano de desenvolvimento individual — é uma das melhores alternativas. Entenda neste artigo!

O que é um PDI?

O plano de desenvolvimento individual (PDI) é um plano de ação que apoia o desenvolvimento profissional e individual dos funcionários para atingir seus objetivos de carreira em um prazo definido. Ele também mostra o roteiro para a carreira de um funcionário em seu empregador atual.

O objetivo é desenvolver o potencial de sua equipe e, ao mesmo tempo, posicionar a empresa para o crescimento futuro. Um plano bem estabelecido deve incluir objetivos de carreira de curto e longo prazo, datas estimadas de conclusão e oportunidades específicas de treinamento.

Um PDI geralmente inclui os seguintes elementos:

  • identificação de objetivos profissionais e pessoais: definir claramente metas em curto e longo prazos e estabelecer prioridades;
  • análise de pontos fortes e oportunidades de melhoria: identificar as habilidades, competências e áreas que precisam ser desenvolvidas para alcançar os objetivos;
  • desenvolvimento de estratégias de aprendizagem: identificar as ações concretas necessárias para alcançar os objetivos, incluindo formação, treinamento, leitura, prática etc.;
  • monitoramento e avaliação do progresso: definir uma forma de medir o progresso e avaliar a eficácia das estratégias de aprendizagem;
  • ajuste de rota: fazer ajustes e revisões de tempos em tempos, de acordo com o progresso e as mudanças nas metas e nas circunstâncias.

É importante lembrar que o plano precisa ser flexível e adaptável às mudanças na vida e no trabalho.

Por que é importante desenvolver um PDI na sua empresa?

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma empresa. Ele não só ajuda a alcançar resultados satisfatórios, como permite que os colaboradores se sintam reconhecidos, valorizados e engajados, o que contribui para o aumento da produtividade, retenção de talentos e diversos outros benefícios. Alguns deles são:

  • identificação rápida de todos os objetivos de curto e longo prazo do funcionário;
  • registro de todos os pontos fortes e ajuda no reconhecimento de lacunas nas habilidades, conhecimento ou experiência do funcionário;
  • fornecimento de representação visual do tempo gasto trabalhando nos objetivos escolhidos;
  • melhoria da comunicação entre o colaborador e os representantes da empresa (profissionais de RH, gestores, assessores);
  • incentivo à reflexão e autoavaliação do percurso profissional e das escolhas de vida;
  • conexão das intenções do funcionário com os objetivos da empresa;
  • planejamento de programas de treinamento fornecidos pela empresa;
  • acompanhamento organizado e claro do desenvolvimento geral dos funcionários, junto às necessidades e objetivos deles.

Como desenvolver um plano de desenvolvimento individual para seus colaboradores?

O PDI ajuda seu pessoal a adquirir novas habilidades para o trabalho atual enquanto expande seus talentos para novas funções em sua empresa. Aqui estão algumas etapas para criar o plano de desenvolvimento dos seus funcionários, desde o lançamento até a geração de relatórios.

Analise as lacunas de habilidades

A primeira etapa na criação de um PDI é descobrir onde você precisa aprimorar as habilidades dos funcionários. Uma análise das necessidades de treinamento pode ajudá-lo a determinar não apenas quais habilidades estão faltando (ou subdesenvolvidas), mas também quais funcionários precisam de treinamento primeiro.

Identifique funcionários para crescimento de carreira e liderança

Identifique os funcionários que estão ansiosos para aprender e procuram potencial de crescimento. Concentre seus esforços iniciais neles, não apenas desenvolvendo as habilidades atuais, mas também investindo em treinamento de liderança e gerenciamento quando estiverem prontos.

Alinhe objetivos dos funcionários e da empresa

Depois de identificar as áreas de necessidade e os funcionários interessados em crescimento, certifique-se de que suas metas para ambos estejam conectadas. Considere não apenas os objetivos de carreira de seus funcionários em geral, mas também os específicos de sua empresa para fortalecer os planos de sucessão de carreira.

Ajude seus colaboradores a crescerem com você

O PDI não deve olhar apenas para as vantagens de crescimento dentro de sua empresa que estão presentes agora. Também deve considerar as maneiras pelas quais sua empresa e seu setor estão crescendo. Para onde sua empresa está indo nos próximos cinco, dez, vinte anos?

Se você planeja um enorme crescimento nos próximos anos, quantos líderes precisará treinar? Você está explorando novos setores ou ofertas de serviços? Existem pessoas no local agora que podem estar prontas para levar sua empresa ao próximo nível? Tome medidas hoje para colocar essas rodas em movimento.

Inspire-se em modelos de PDIs existentes

A boa notícia sobre os planos de desenvolvimento de funcionários é que você não precisa reinventar a roda para criar o seu. Depois de decidir seguir em frente, há uma variedade de modelos que podem facilitar seu trabalho.

Considere um objetivo de plano de desenvolvimento de funcionário individual nos estágios iniciais do processo de sua empresa. Isso ajuda os funcionários a refletir sobre seus objetivos pessoais de carreira e como eles podem se alinhar à sua organização.

Um modelo de planejamento de sucessão ajuda sua organização a olhar para o futuro para descobrir onde a empresa precisa contratar ou expandir. Também articula quais recursos já estão presentes (e se eles precisam ser mais desenvolvidos).

Use-os como um guia para ajudá-lo a personalizar seu plano de crescimento de funcionário individual e o plano de sua empresa.

Encaixe a oportunidade de aprendizado no treinamento

Certifique-se de que o tipo de treinamento do funcionário se encaixa na tarefa. Considere diferentes métodos de entrega para diferentes objetivos. Por exemplo, o treinamento de liderança pode se concentrar nas seguintes abordagens:

  • coaching;
  • mentorias;
  • treinamento cruzado.

Para essas oportunidades de aprendizado diretas e baseadas em habilidades, considere:

  • microaprendizagem;
  • treinamento no local de trabalho;
  • realidade aumentada.

Depois de ter bons dados sobre para onde sua empresa está indo e quais funcionários estão vindo com você, use a ferramenta de treinamento certa para obter os melhores resultados.

Acompanhe os resultados e use os dados para informar suas decisões

Reúna-se regularmente com os funcionários para ver como está indo e obter feedback sobre o que eles gostariam mais (ou menos). Identifique quais obstáculos dificultam o acompanhamento, como horas insuficientes no dia de trabalho ou interrupções. Encontre maneiras de tornar o tempo de treinamento disponível, mais fácil e mais eficaz.

Em resumo, o plano de desenvolvimento individual é importante porque ajuda os indivíduos a alcançarem seus objetivos profissionais, desenvolverem suas habilidades e competências, e aumentarem sua satisfação e engajamento no trabalho. Além disso, é uma ferramenta valiosa para as empresas que buscam reter talentos e melhorar a performance dos colaboradores.

É vital lembrar que o PDI dos funcionários não é um documento estático. Ele pode precisar ser alterado de tempos em tempos para refletir as mudanças nas principais responsabilidades, que podem ocorrer em resposta às mudanças nas tendências da força de trabalho. Contar com a ajuda da tecnologia nesse processo é fundamental para garantir que a metodologia definida pela empresa seja aplicada da forma mais eficiente possível.

Agora que você já compreendeu a importância de ter um PDI personalizado e eficaz, falaremos da importância de se apoiar em um software para estruturar e otimizar esse processo.

O software Umanni possui uma suíte completa para a gestão por competências.  Além do PDI online, é possível realizar a gestão das metas, avaliações, feedback estruturado, matriz 9-box, pesquisa de clima e muito mais, incluindo:

  • Relatórios precisos e completos.
  • Processos definidos e automatizados.
  • Indicadores para insights.
  • Tomadas de decisões de forma estratégica e assertiva.
  • Criação e acompanhamento de planos de ação personalizados.
  • Formulários flexíveis para diversas metodologias de avaliação (90, 180, 270, 360, etc).
  • Opção de conjunto de templates para visão completa do ciclo do colaborador: Experiência, Desligamento, Liderança, Cultura, Valores, etc.
  • Mensurar e gerenciar metas, seja qual for a sua metodologia (OKR, MBO, SMART,etc).

Quer saber como obter esses recursos para potencializar e acompanhar na tela sua gestão por competências?
Não perca tempo!

Agende agora uma demonstração!

Entre em contato conosco ou reserve 10 minutos em nossa 📆 agenda.

Ficaremos felizes em potencializar os resultados de sua empresa! 😊