[Cultura de Feedback] Importância e benefícios para a organização.
Saber se o caminho que você está seguindo é, de fato, o melhor, traz mais confiança para realizar o próprio trabalho, ajudando os resultados conquistar ainda mais promissórias, não é mesmo? Esse é apenas um pequeno exemplo de como a cultura de feedback é relevante em um negócio de sucesso.ando os colaboradores de uma empresa recebe comentários constantes sobre a performance diante de uma atividade, conseguem corrigir os erros rapidamente aprimorar os acertos, o fim de gerar ainda mais melhorias para o meio de trabalho.
Quer entender melhor como uma organização pode se beneficiar da cultura de feedback? Então, acompanhe este post e saiba mais!
O que é cultura de feedback?
Antes de mais nada, vale a pena destacar o que é a cultura de feedback. Trata-se de um hábito incluído na rotina de uma organização, que consiste em oferecer comentários, críticas, sugestões e incentivos para os colaboradores no dia a dia.
Desse modo, os profissionais que atuam em uma organização podem ter ideia de onde está cometendo falhas, assim como pode ter o esforço recompensado nos acertos. Ao mesmo tempo, uma empresa que implementa a cultura de feedback está aberta para ouvir o que os colaboradores têm a dizer.
Com isso, todos podem se desenvolver em conjunto e desfrutar de um progresso contínuo e eficiente. Dessa forma, é colher resultados positivos na produtividade interna, para as empresas, e no crescimento da carreira, para os profissionais.
Qual a sua importância na empresa?
Se você ainda tem dúvidas de como a cultura de feedback pode trazer melhorias para a atuação de uma empresa no mercado, vale a pena ficar de olho na importância conceito na gestão de negócios.
Para começar, com os feedbacks, torna-se possível alinhar o trabalho de uma equipe de forma coesa e prática. Os membros do tempo podem ter espaço para relatar a experiência que teve ou teve com o trabalho, e essas informações podem ser aproveitadas para a realização de melhorias.
Outro ponto relevante na implementação da cultura de feedback em uma empresa é a possibilidade de criar uma comunicação interna eficaz. Desse modo, é possível integrar o trabalho dos setores e das equipes, garantindo um crescimento equilibrado do negócio como um todo.
Sem mencionar que os feedbacks são capazes de gerar informações relevantes para a organização. Na presença de uma apresentação, um evento, um treinamento ou outro tipo de atividade corporativa, os colaboradores e demais participantes podem relatar sobre a experiência obtida.
Uma análise qualitativa desses dados vai auxiliar na tomada de decisão, escolhas de investimentos com maior retorno, promoções e reconhecimento dos profissionais, entre vários processos internos de uma organização.
Como melhorar o feedback na cultura organizacional?
Já que a cultura de feedback traz tantas vantagens e apresenta uma grande importância para o desenvolvimento sustentável de uma organização, nada melhor que saber o que fazer para aproveitá-la e melhorá-la no dia a dia do meio ambiente de trabalho.
A seguir, confira algumas dicas que vão ajudar nesse processo!
Oriente os líderes
Geralmente, são os líderes de uma equipe ou da própria empresa os responsáveis por realizar comentários sobre o desempenho de um ou mais profissionais. Embora não sejam as únicas pessoas a fazer esse tipo de trabalho, é importante que os gestores e executivos saibam como oferecer o feedback de forma estratégica.
Nesse caso, utilizar a comunicação não-violenta, mesmo durante uma situação complicada, é uma atitude fundamental para os líderes. Outra habilidade comportamental que é bastante valorizada é a empatia. Ter a capacidade de colocar no lugar de outra pessoa ajuda a escolher melhor as palavras durante o feedback, trazendo os impactos desejados para gerar melhorias e evitar conflitos.
Incentivo a equipe
Os líderes não são os únicos responsáveis por fazer uma empresa crescer. Inclusive, são os colaboradores os membros mais valiosos de um negócio, tendo em vista que são eles quem garantem a produtividade diária e os resultados promovidos pela empresa.
Acontece que os estímulos para o desenvolvimento geram impactos muito positivos na autoestima e no trabalho de um profissional. Sem mencionar que oferecer incentivos é uma atitude simples de reconhecimento do talento alheio. Sendo assim, vale a pena convencer a equipe sobre a importância da colaboração mútua, por meio de feedbacks construtivos.
É possível, até mesmo, utilizar o método de feedback 360. Esse é um formato de avaliação anônima, no qual todos os profissionais podem dar a opinião sobre o desempenho dos gestores e colegas de trabalho. Com isso, a empresa pode gerar relatórios com várias informações relevantes sobre pontos de melhorias.
Use um tom construtivo
Muitas vezes, como críticas e os elogios caminham lado a lado, a depender do tom de voz e da linguagem utilizada. Por esse motivo é tão difícil garantir a escolha das palavras certas para incentivar e não desanimar o colaborador.
Nesse contexto, o uso do tom construtivo atenua até mesmo as palavras mais duras e complicadas de ser ditas em voz alta, sem afetar a autoestima dos colaboradores. Essa atitude também ajuda na valorização dos profissionais, mediante o respeito e a preocupação com o bem-estar.
Dê feedbacks continuamente
Para visualizar um verdadeiro progresso na gestão de melhorias dentro de uma organização, é necessário que as iniciativas tomadas sejam contínuas, e isso também vale para a cultura de feedback.
Como visto, os comentários sobre o desempenho dos profissionais viram um hábito, ponto de se fazer uma característica da cultura da organização. É por esse motivo que os feedbacks não devem ser pontuais ou dedicados apenas a determinada época do ano.
Utilize um software para a gestão de feedback
Para gerenciar todas as estratégias utilizadas na gestão de feedback, nada melhor que contar com um programa eficiente e que traz mais praticidade para a rotina do negócio.
Ao utilizar um software adequado, é possível otimizar todo o trabalho e acompanhar os resultados das iniciativas adotadas pela empresa. Desse modo, é possível ter um feedback sobre as próprias estratégias de feedback.
Entendeu melhor como se dá a implementação da cultura de feedback em uma empresa? É interessante destacar também que, para que a ideia seja um verdadeiro sucesso, vale a pena utilizar um canal ativo e contínuo. Assim, é possível realizar uma boa gestão de talentos e garantir que todos os profissionais de uma organização tenham espaço para oferecer e receber os comentários pertinentes à atuação.
Este post foi interessante para você? Então, inscreva-se na nossa newsletter e nos acompanhe no LinkedIn para ver mais conteúdos relevantes! Além disso, que tal contar com um software que oferece o recurso de feedback e permite automatizar os processos? De forma prática, é possível obter economia de tempo, aumento da produtividade, resultados otimizados e muito mais benefícios. Não perca a oportunidade e saiba mais sobre a solução Umanni!