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70 20 10: O método de aprendizagem estratégico para a sua empresa

70 20 10: O método de aprendizagem estratégico para a sua empresa

Bruna Aere

Relevância e histórico

Sabemos que o  departamento de RH (Recursos Humanos) tem como uma das suas atribuições encontrar metodologias inovadoras e eficazes para desenvolver continuamente o processo de aprendizagem e as experiências dos colaboradores. Também é papel do RH, encontrar sistemas com tecnologia de ponta para aplicar essas e outras tipologias de ensinamentos, os quais possam alavancar as práticas diárias dos colaboradores para melhorar a produtividade da corporação.

Segundo uma pesquisa realizada anualmente pelo Linkedin (Workplace Learning Report), 94% dos funcionários entrevistados disseram que ficariam mais tempo em uma empresa se ela investisse em sua formação e desenvolvimento.

Uma das formas de investir no desenvolvimento de seus funcionários, é utilizar o método 70 20 10, que é um estudo que revelou que a expansão da aprendizagem e o estímulo à novas experiências ocorrem por meio de uma variedade de situações.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra!

Histórico

Precisamente na Carolina do Norte (EUA), na década de 1990, os professores Michael Lombardo, Robert Eichinger e Morgan McCall, do Center for Creative Leadership, criaram o método 70 20 10. A iniciativa se deu após a percepção de que o aprimoramento da aprendizagem e a motivação à novas experiências podem ser realizadas por meio de várias situações.

Eles observaram que é fundamental que sejam implementadas diferentes abordagens para que os colaboradores se sintam motivados a desejar mudanças. Para atender a essas necessidades, eles propuseram que o método 70 20 10 deve ser aplicado em sua totalidade na aprendizagem das organizações.

Definição: O que é 70 20 10?

O método 70 20 10, é um conjunto de formatos de ensinamento que instigam nos profissionais o despertar das suas habilidades por meio de experiências desafiadoras, relacionamentos e capacitações. Essas ações somadas ao contexto dos trabalhos são potencializadas para aumentar a performance do grupo.

É válido compreender que o método de aprendizagem 70 20 10, deve ser aplicado de forma integral, ou seja, os três pontos devem sempre ser trabalhados juntos, por se complementarem.  Quando o colaborador passa por um processo de aprendizagem na empresa é importante que ele absorva os ensinamentos a partir de suas experiências próprias com o tema abordado.

Como essa aprendizagem se dá?

  • 70% de atividades desafiadoras e de experiências:

Esses 70% são de aprendizagens on-the-job (no trabalho), onde essa porcentagem é resultado das experiências do colaborador no ambiente de trabalho, ou seja, da rotina, das responsabilidades, das adversidades e etc. Essa parte do processo consiste no desempenho diário do colaborador na empresa.

  • 20% de relacionamentos de desenvolvimento:

A porcentagem de 20% do aprendizado do colaborador é por conta das relações que o mesmo possui com os demais colaboradores da empresa. Ou seja, todas as experiências e ensinamentos que são compartilhados entre os colaboradores entram nessa parte.

  • 10% formações e treinamentos.

Os últimos 10% são resultado do aprendizado do colaborador através de cursos, livros, palestras, treinamentos e etc. Para que esses 10% sejam efetivos, é necessário que o colaborador saiba os conteúdos certos para desenvolver suas habilidades.

Exemplo prático

Vamos supor que você esteja elaborando um plano de desenvolvimento individual para um profissional que deseja aprimorar suas habilidades de liderança. Aqui está um exemplo de como aplicar a metodologia 70-20-10 nesse contexto:

  • 70% - Experiência (Aprendizagem Liderança):

Nesse caso, 70% do plano de desenvolvimento será dedicado a experiências práticas de liderança. Isso pode incluir liderança de um projeto com um time multidisciplinar. Ou treinar pessoas em sua área de conhecimento, realizar apresentação em público. Ou até trocar mais feedbacks. Essas experiências permitirão que o indivíduo aprenda ao aplicar suas habilidades de liderança em diferentes cenários e contextos.

  • 20% - Interação Social (Aprendizagem Social Liderança):

O próximo passo é dedicar 20% do plano de desenvolvimento à interação social e ao aprendizado com outros líderes experientes. Isso pode incluir a busca de mentores, participação em grupos de estudos, networking com profissionais de destaque ou participação em programas de treinamento em grupo. O indivíduo terá a oportunidade de aprender com a experiência de outros líderes.

  • 10% - Aprendizagem Formal:

Os 10% finais do plano de desenvolvimento serão dedicados à aprendizagem formal. Isso pode envolver a participação em cursos, leitura de livro ou programas de treinamento formais específicos sobre liderança. Através dessas oportunidades formais, o indivíduo poderá adquirir conhecimentos teóricos e técnicas fundamentais de liderança, bem como aprender sobre as melhores práticas e teorias atuais nesse campo.

Como utilizar o método 70 20 10?

Para implementar a metodologia 70 20 10, dividimos os horários do nosso colaborador, então, um colaborador normalmente trabalha 40h por semana, dividimos essas horas pelo modelo 70 20 10 ficando então:

  • 4 horas destinada ao estudo, ou seja, cursos que o profissionalizem e que estejam alinhados com o papel do colaborador e as metas estratégicas da empresa.
  • 8 horas da semana são destinadas ao contato com outros colaboradores, uma conversa, troca de experiências e feedback, entram nessa fase.
  • As 28 horas restantes, devem se destinar às tarefas de rotina, fazendo que o colaborador pratique o que tem estudado.

É necessário que o método 70 20 10 seja utilizado sempre que haja um novo colaborador ou que haja uma mudança de função de um colaborador pré existente na empresa.

Vantagens do PDI 70 20 10

A metodologia 70 20 10 é um formato de ensino bastante rico, por envolver o colaborador com diversos contextos presentes na empresa. Quando bem aplicado, ele traz vantagens extraordinárias para o talento, e como consequência, para a corporação. Entre os benefícios podemos perceber:

  • Fortalece o vínculo entre colaboradores: A partir da troca de experiências dentro do trabalho, o vínculo entre os colaboradores se torna mais estreito, ajudando o clima organizacional.
  • Eleva o engajamento do funcionário com a sua capacitação: Pelo fato do método ser diversificado os funcionários ficam mais engajados por não terem que em toda a jornada de trabalho focar apenas em temas estratégicos de rotina, essa diversidade nas atividades ajudam com o engajamento.
  • Direciona profissionais a sentirem-se motivados a serem futuros líderes: O compartilhamento de experiência desenvolve uma importante habilidade de compartilhar conhecimento e dar feedbacks. Que são fundamentais para desenvolvimento de futuros líderes.

Limitações do PDI 70 20 10

Ao aplicar a metodologia 70-20-10 em um plano de desenvolvimento individual, é importante estar atento aos possíveis erros ou desafios que podem surgir.
Aqui estão algumas considerações chave:

  • Rigidez matemática ao elencar atividades: Um erro frequente é interpretar as proporções (70%, 20% e 10%) como regras fixas. Encare os números como um indicativo ou balizador. Lembre-se: flexibilidade é fundamental para garantir que as proporções estejam alinhadas com as metas e prioridades únicas de cada indivíduo.
  • Subvalorização do aprendizado formal: Embora o aprendizado informal, ou experiencial seja base dessa metodologia. Cursos e treinamentos também podem ter aplicação prática com trabalhos ou dinâmicas.
  • Ausência de avaliação e feedback: A avaliação regular e o feedback contínuo são componentes essenciais de um plano de desenvolvimento eficaz. É importante estabelecer mecanismos adequados para avaliar o progresso e identificar áreas de melhoria.

Em suma, ao aplicar a metodologia 70-20-10 em um plano de desenvolvimento, é importante estar atento aos erros comuns e considerar as adaptações necessárias. Equilibrar as proporções, valorizar o aprendizado formal, fornecer suporte adequado, garantir avaliação e feedback contínuos e integrar a metodologia a outras práticas são elementos essenciais para um plano de desenvolvimento bem-sucedido.

Recomendamos o software Umanni para registro de cada uma das etapas listadas, e essencialmente, para acompanhamento facilitado por relatórios e lembretes. Ou seja, mensurar os dados e obter informações precisas sobre a equipe irá permitir oferecer capacitações adequadas.

Com o nosso módulo de Avaliações, Feedback e Plano de desenvolvimento (PDI), a sua empresa consegue organizar ações para melhorar o desempenho profissional.

Essas ações podem apoiar um colaborador a desempenhar melhor suas atividades profissionais relacionadas com sua posição atual. Mas também pode ser um estímulo para desenvolver competências técnicas ou comportamentais para um próximo passo de carreira. Ou, até mesmo, para um objetivo pessoal.

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