Você se inscreveu com sucesso em Umanni
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Umanni
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.
Umanni
  • Home
  • Sobre Nós
  • Soluções
  • Blog
  • Contato
  • Privacidade
  • Inscrever-se
  • 🇺🇸
  • 🇪🇸
5 linguagens de valorização para engajar sua equipe

5 linguagens de valorização para engajar sua equipe

Descubra como aplicar as 5 linguagens da valorização pessoal no trabalho e veja como pequenas ações fazem uma grande diferença no desempenho e na retenção de talentos.

Felipe Sampaio 08.Jul.2025

⏱️ 5 minutos de leitura

  • Reconhecimento x Apreciação: qual a diferença?
  • As 5 linguagens de valorização pessoal no ambiente de trabalho
  • IA na Valorização do Colaborador

Os funcionários da empresa onde você trabalha não se engajam nos projetos e nem se esforçam suficientemente para bater as metas comerciais. Isso ocorre mesmo ao propor ideias inovadores e que, em tese, deveriam motivar a equipe. 

Se identificou? A explicação da baixa performance pode ser a falta de reconhecimento por parte da gestão.

Em outras palavras, sentir que a liderança empresarial valoriza o colaborador é essencial. Inclusive, para 50% dos colaboradores, isso estimula a permanência prolongada no trabalho, diminuindo o turnover. Os dados são de uma pesquisa da Glassdoor. Então, quer driblar a falta de engajamento da equipe? Valorize os funcionários.

Uma estratégia para alcançar isso é ao aprender as linguagens da valorização pessoal no ambiente de trabalho. Elas são baseadas no best seller “As 5 Linguagens do Amor”, de Gary Chapman e Paul E. White. Então, continue a leitura e fique por dentro!

Reconhecimento x Apreciação: qual a diferença?

Segundo o livro As 5 linguagens de valorização pessoal no ambiente de trabalho, de Gary Chapman e Paul White, há uma distinção importante entre os dois termos:

Reconhecimento:

  • Baseado no desempenho: o reconhecimento geralmente está vinculado às realizações ou realizações específicas de um funcionário. Ele se concentra no que os indivíduos fazem.
  • Público e Formal: O reconhecimento normalmente ocorre em ambientes públicos e muitas vezes faz parte de programas formais, como cerimônias de premiação ou esquemas de funcionário do mês.
  • Pouco frequentes e programados: Os eventos de reconhecimento são geralmente planejados e programados, ocorrendo em momentos específicos, como durante revisões anuais ou reuniões da empresa.
  • Padronizado: Os métodos de reconhecimento tendem a ser padronizados em toda a organização, com recompensas semelhantes dadas para realizações semelhantes.

Apreciação:

  • Baseada em Valor: A apreciação, por outro lado, reconhece o valor inerente de um funcionário como pessoa, não apenas seu desempenho. Ele se concentra em quem são os indivíduos.
  • Pessoal e Informal: A apreciação é frequentemente expressa de formas mais pessoais e informais, adaptadas às preferências individuais dos funcionários.
  • Contínuo e Espontâneo: A apreciação pode ser demonstrada de forma regular e espontânea, sem a necessidade de cerimônias formais. Faz parte das interações cotidianas.
  • Personalizado: Os métodos de demonstração de apreço são personalizados para cada indivíduo, reconhecendo suas contribuições e preferências únicas.

O que diz o livro As 5 linguagens de valorização pessoal no ambiente de trabalho?

A obra é dividida em 5 tipos de comunicações que demonstram valorização do trabalho de alguém. Saiba mais sobre cada uma delas!

1. Palavras de afirmação

"Você é um ótimo profissional!’’, ‘’excelente trabalho!’’ ‘’que bom tê-lo contribuindo com a equipe’’ etc. Esses são alguns exemplos de palavras de afirmação que podem impactar na percepção do colaborador quanto ao reconhecimento por parte da gestão. 

Isso porque foi verbalizado que a liderança percebe as competências do profissional. Deixar isso claro é melhor que o silêncio, que pode falar bastante, sinalizando que o trabalho de alguém não é reconhecido. 

2. Tempo de qualidade com diferentes colaboradores

A gestão deve dedicar um tempo para acompanhar de perto o trabalho dos colaboradores. Essa é uma forma de trocar feedbacks, essencial para evolução do colaborador, dar exemplos e lições valiosas. 

Desse modo, o funcionário sente que a liderança se preocupa com a qualidade das demandas executadas e incentiva a evolução. Caso contrário, sem a gestão investir igualitariamente entre a equipe tempo e energia nas atividades exercidas, sinaliza que o profissional não é importante.

3. Atos de serviço

Em tese, a gestão tem mais experiência para lidar com diferentes demandas empresariais. Logo, caso um colaborador tenha dúvidas quanto a realização de algo, é importante que ele sinta o apoio dos líderes. Se isso não ocorrer, a impressão passada é que a função exercida não é relevante e não existe espaço para crescer no trabalho.

4. Presentes tangíveis

É importante presentear, de preferência personalizadamente, a sua equipe, como no natal, aniversário, Dia do Trabalhador etc. Isso demonstra o cuidado da empresa para pensar em itens específicos que agradassem o colaborador. Afinal, ele se dedica todos os dias à corporação.

5. Presença física

Na linguagem do amor, com base nos escritos de Gary Chapman e Paul E. White, isso envolve toque, abraço e outras demonstrações físicas. No ambiente corporativo, é recomendado evitar esse tipo de demonstração quando não houver necessidade.

Contudo, é importante que a gestão se mostre acessível para que os colaboradores entrem em contato para tirar dúvidas e muito mais. Senão, a percepção pode ser de que a liderança é muito de cima para baixo e não existe o reconhecimento da contribuição dos profissionais.

Então, a partir dos ensinamentos das 5 linguagens de valorização pessoal no ambiente de trabalho, entendeu como melhorar o clima e a gestão? Como visto, existem diversas maneiras de fazer isso. Avalie cautelosamente todas as possibilidades para preparar um RH mais estratégico.

Agora ficou ainda mais fácil dar feedback com a ajuda da IA!

Transforme o jeito de dar feedback com o botão de IA da Umanni!

Na Umanni, criamos um botão de IA dentro do módulo de feedback que ajusta automaticamente o texto para ser mais claro, empático e alinhado ao perfil de cada colaborador.

👉 Economize tempo
👉 Evite ruídos
👉 Aumente a assertividade na comunicação

Dê o próximo passo e veja como a tecnologia pode transformar a cultura de valorização da sua empresa.

🔗 Clique aqui e agende uma demonstração do nosso Módulo de Feedback para dar um play nos feedbacks inteligentes com a Umanni!

Participe do boletim para receber as atualizações mais recentes em sua caixa de entrada.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua assinatura.
Por favor insira um endereço de e-mail válido!
Ocorreu um erro. Por favor tente novamente mais tarde.

Tag

  • 9Box
  • API
  • Avaliações
  • bsc
  • comunidade
  • Employee Experience
  • eNPS
  • Eventos
  • Feedback
  • Gerações
  • Gestão
  • Glossário
  • Hard Skill
  • IA
  • Inovação
  • Integrações
  • matriz de talentos
  • MBO
  • metas
  • Mini CV
  • OKR
  • PDCA
  • PDI
  • People Analytics
  • Performance
  • Pesquisa
  • Privacy
  • ROI
  • SMART
  • Soft Skill

Navegação

  • Home
  • Sobre Nós
  • Soluções
  • Blog
  • Contato
  • Privacidade

Se inscrever

Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua assinatura.
Por favor insira um endereço de e-mail válido!
Ocorreu um erro. Por favor tente novamente mais tarde.
© 2025 Umanni - Alameda Vicente Pinzon, 54 São Paulo SP, 04547-130.