Nine Box: O que é, para que serve e como criar uma?

As pessoas são o ativo mais importante de qualquer negócio. Por meio do seu conhecimento técnico, experiências, habilidades, comportamento e competências pessoais, a equipe de talentos é a responsável pelo crescimento da empresa.

Ao mesmo tempo, também é o maior desafio. Como motivar? Como escolher o melhor perfil para cada vaga? Como reter os talentos? Como extrair o melhor de cada um? Essas são algumas das preocupações de todo gestor.

A melhor maneira de conquistar resultados positivos é utilizando ferramentas, como a matriz Nine Box, muito conhecida e utilizada na gestão de talentos e desempenhos, também usada em plano de carreira e sucessão.

Quer saber mais sobre ela? A seguir, você vai entender a fundo o seu conceito, seus benefícios, quando aplicá-la e, ainda, vai descobrir um passo a passo detalhado para fazer a matriz dos talentos da sua empresa. Acompanhe!

Afinal, o que é a matriz Nine Box?

Matriz Nine Box ou 9 Box, como também é chamada, é uma ferramenta visual muito eficaz que permite que os gestores acompanhem a performance de cada colaborador. Assim, contribui muito para as tomadas de decisões, pois traz um embasamento claro e preciso sobre os talentos.

Então, através dela é possível organizar os profissionais em grupos e trabalhar ações para o desenvolvimento pessoal de cada um.

Como mencionamos, é uma ferramenta visual. Desse modo, é apresentada em forma de plano cartesiano com diversas possibilidades de preenchimento dos eixos.

Por exemplo, o eixo X (horizontal) se refere ao desempenho apresentado pelo colaborador em 3 escalas: abaixo, esperado e acima do esperado. Por sua vez, o eixo Y (vertical) se refere ao potencial que ele apresenta: baixo, médio ou alto.

Então, para que ela serve?

Ao classificar os colaboradores em 9 quadrinhos de acordo com o potencial e desempenho de cada um, a matriz Nine Box serve para que o gestor consiga fazer uma avaliação mais precisa sobre sua equipe.

Ou seja, serve para identificar potenciais líderes que realmente farão a diferença na empresa. Do mesmo modo, ajuda a entender quais são os pontos de desenvolvimento dos membros da equipe e, assim, permite aplicar ações de melhoria para que prossigam no plano de carreira.

Então, é uma ferramenta benéfica não apenas para a empresa, como também para todo o time de colaboradores.

Quando usar a Nine Box?

A matriz Nine Box deve ser usada com regularidade. Isso porque o desenvolvimento dos talentos é contínuo, isto é, estão sempre aprendendo novas habilidades e adquirindo novas competências.

Portanto, não há uma periodicidade exata, visto que cada empresa conta com um número diferente de colaboradores e possui particularidades próprias. De todo modo, o gestor deve estabelecer uma frequência para a sua aplicação.

Quais são os benefícios da aplicação da matriz Nine Box?

O motivo de ser tão utilizada no mundo corporativo é que a Nine Box oferece um grande número de vantagens importantes. A seguir, conheça as principais.

Direcionamento

Ao classificar os talentos dentro da matriz, os colaboradores têm a chance de entender perfeitamente o que a empresa espera de cada um. Dessa forma, a instituição tem uma equipe mais comprometida e os talentos têm a oportunidade de saber quais competências e habilidades devem desenvolver para ascender na carreira.

Análise bem fundamentada

Além de poder ser integrada a outras ferramentas, a matriz mostra precisamente em que posição cada colaborador está. Assim, as tomadas de decisões são mais assertivas, pois são baseadas em dados reais.

Retenção de talentos e motivação das equipes

Uma ótima dica é realizar premiações conforme o colaborador avança na matriz. Isso serve de incentivo, pois ele percebe que é reconhecido pela empresa e, ainda, consegue visualizar exatamente quais foram as razões do seu avanço.

Qualificação contínua das equipes

Como a matriz mostra qual o grau de desempenho e do potencial de cada um, fica mais fácil trabalhar os pontos que precisam ser aprimorados para que eles se desenvolvam cada vez mais. Além disso, indica os treinamentos que devem ser priorizados.

Comunicação mais eficaz

A Nine Box favorece o feedback e fornece dados consistentes, contribuindo para uma conversa mais clara sobre o desenvolvimento e potencial de cada colaborador.

Melhora do clima organizacional e do engajamento dos times

Com a devida atenção e investimento no desenvolvimento de carreira do time de talentos, há uma melhora no clima organizacional, com colaboradores mais comprometidos, motivados e engajados.

Melhora dos planos de sucessão

No curso natural de um negócio, colaboradores se aposentam, pedem demissão, são desligados, se ausentam temporariamente, mas os processos não podem parar.

Assim, a matriz permite identificar algum talento bem qualificado para ocupar determinado cargo antes de procurar por novos talentos no mercado.

Fortalecimento do employer branding

Como a Nine Box aumenta a satisfação e o engajamento da equipe, fazendo com que os membros tenham orgulho de dizer onde trabalham. Como resultado, a empresa ganha visibilidade no mercado, atraindo possíveis futuros talentos bem capacitados.

Como fazer a matriz de avaliação de desempenho Nine Box?

Depois de entender o que é e quais são os maiores benefícios da Nine Box, é hora de descobrir como elaborá-la. É bastante simples. Confira o passo a passo a seguir.

1. Escolha um software ou faça uma planilha

O primeiro passo é escolher um software ou fazer uma planilha para a matriz Nine Box. Há diversos softwares e aplicativos com a configuração pronta, basta preencher. Ou, então, você pode tomar uma como exemplo e fazer sua própria matriz em uma planilha.

2. Comece a fazer a configuração

Montamos abaixo um modelo de configuração como exemplo, lembrando que é possível criar diversos formatos e parâmetros de matrizes . Para o nosso exemplo, criamos um gráfico com 9 quadros: 3 linhas e 3 colunas. No eixo X, o horizontal, coloque os níveis de desempenho, e no eixo Y, o vertical, os níveis de potencial. Desse modo, teremos:

quadro 1 — alto potencial e baixo desempenho;

quadro 2 — alto potencial e médio desempenho

quadro 3 — alto potencial e alto desempenho;

quadro 4 — médio potencial e baixo desempenho;

quadro 5 — médio potencial e médio desempenho;

quadro 6 — médio potencial e alto desempenho;

quadro 7 — baixo potencial e baixo desempenho;

quadro 8 — baixo potencial e médio desempenho;

quadro 9 — baixo potencial e alto desempenho.

3. Defina os métodos para avaliação

Atenção: para decidir em qual quadro colocar cada colaborador, não use decida por conta própria utilizando apenas suas percepções. É preciso utilizar indicadores precisos, dados mensuráveis e que comprovem a performance do talento, como:

  • avaliação 360 graus; Tire aqui suas dúvidas
  • indicadores de desempenho;
  • levantamento de metas;
  • NPS — Net Promoter Score, entre outros.

4. Aplique os resultados

Por fim, é necessário aplicar os resultados. Ou seja, observar onde cada colaborador está colocado na matriz e, em seguida, aplicar ações para o seu desenvolvimento. Também, é necessário monitorar os resultados e mudá-lo de posição sempre que necessário.

Como você viu, a matriz Nine Box é uma ferramenta extremamente fácil de ser elaborada, bastante econômica e altamente eficaz para a gestão de talentos. Por meio dela é possível fazer análises bem fundamentadas e assertivas, além de melhorar a retenção de talentos e contribuir para a motivação e engajamento dos times. Então, não deixe de utilizá-la.

A Umanni tem exatamente o que você procura. Nossa plataforma oferece diversos módulos para gerenciar as competências e performances da sua equipe, incluindo a matriz Nine Box.

Intuitivo e muito fácil de usar, o software traz um processo totalmente automatizado, permitindo que você economize tempo, aumente a produtividade das equipes e impulsione seus resultados.

Agende aqui uma demonstração!

Entre em contato conosco ou reserve 10 minutos em nossa 📆 agenda.

Ficaremos felizes em potencializar a gestão de performance da sua empresa!  😊