Descomplicando a API
É tudo uma conexão. A maioria de nós carrega telefones e outros computadores pequenos em nossos bolsos que estão conectados a redes que nos dão acesso sem precedentes aos nossos amigos e colegas. Agora, estamos tão acostumados com a conectividade instantânea que coloca o mundo na ponta dos dedos. Podemos comprar, postar e escolher qualquer coisa.
Como isso é possível? A resposta é através de APIs.
O que é uma API?
As APIs são grande parte da web. E, para ser simples, uma API (Application Programming Interface) é uma interface de software para software que permite que dois aplicativos troquem dados entre si. Em outras palavras, a API funciona como uma ponte entre diferentes sistemas, compartilhando suas ações, ferramentas, padrões e protocolos.
Como funciona a API?
Sempre que um desenvolvedor ou uma ferramenta deseja acessar um conjunto de dados de um aplicativo, eles precisam usar a API. Porém não é tão simples, porque diferentes APIs se comunicam de formas diferentes. Então eles precisam usar um idioma único para cada aplicativo.
A transferência é geralmente entre o aplicativo host (o Servidor) e o aplicativo de consumo (o Cliente). Exemplo disso é um aplicativo para smartphone que sincroniza com um site. Quando você aperta o botão de atualização em seu aplicativo, ele conversa com um servidor através de uma API e busca as informações mais novas. Então, neste caso, o site que fornece os dados está agindo como um servidor e o smartphone que busca os dados é o cliente, e a API está movimentando informações entre eles.
API na Umanni
Na Umanni a experiência integrada começa quando a empresa possui um sistema de folha de pagamento com opção de utilizar API (cheque em seu contrato com fornecedor). Em seguida, utiliza a API da solução Umanni que já está disponível. Por fim, é realizado o projeto para que a integração ocorra entre os sistemas de folha e Umanni com o seguinte propósito: aproveitamento de dados, transferência segura e otimização de tempo.
O software Umanni recebe as informações do cadastro pessoal do funcionário. E, posteriormente, alimenta os módulos contratados pelo cliente: avaliação, feedback, mini currículo, PDI, matriz de talentos, entre outros. Tudo de forma automática, simplesmente através da conexão.
Do ponto de vista das empresas, quando elas adotam soluções com APIs, tornam-se totalmente amigáveis e acessíveis aos usuários. Porém vale levar em consideração os reflexos dessa integração, como a necessidade de implantação e eventual manutenção com mão de obra especializada.
E se eu escolher o projeto sem API?
No caso do cliente desejar prosseguir com a implantação do projeto sem a utilização da API, o software Umanni é totalmente compatível com a importação de dados massivos via upload de planilhas. O que inclusive costuma tornar o processo mais ágil e rápido, do ponto de vista administrativo.
Contudo, asseguramos que independente do caminho escolhido nosso empenho para atualizar informações será o mesmo. O software oferece um processo automatizado, permitindo que você economize tempo, aumente a produtividade das equipes e impulsione seus resultados.
Se quiser saber mais, reserve 10 minutinhos na nossa 📆 agenda.
Será um prazer conversar sobre como facilitamos e potencializamos a gestão de desempenho das organizações. 😊