#Glossário: MBO

MBO (Management by objectives) é uma estrutura estratégica de gestão, também conhecido como gestão por planejamento (MBP), foi popularizado pela primeira vez por Peter Drucker em seu livro de 1954 "The practice of management". O foco deste modelo é melhorar a performance de uma organização definindo metas e objetivos claros, foco e motivação para alcançar resultados. O que encoraja líderes e colaboradores para que estejam alinhados entre si e a organização.

No MBO, os objetivos são criados pelo time de gestão com ajuda dos colaboradores de uma abordagem top-down. Esses objetivos têm de ser desafiadores, entretanto alcançáveis.

Algumas características do MBO são definir os objetivos por visão e missão, colocar os objetivos da empresa no formato SMART, monitorar o atingimento de metas e dar feedback e recompensas.

Passos

1. Identificar o objetivo da empresa: Os líderes devem identificar objetivos claros, realistas, mensuráveis e atingíveis, que estejam alinhados com as missões e valores da empresa para obter um melhor resultado.

2. Traduzir os objetivos para os funcionários: Uma vez que os objetivos são definidos, traduza e os atribua para os funcionários. Certifique-se que cada funcionário está por dentro dos objetivos e que eles não tenham dúvidas sobre sua parte no processo.

3. Monitoramento do processo: Fazer o processo de forma mensurável é a chave para um melhor resultado. O gerenciamento deve proporcionar as fontes que os funcionários precisam, além de monitorar o processo para ver como será a performance e se eles vão entregar os resultados esperados.

4. Avaliação e Feedback: O gerenciamento deve avaliar o progresso e providenciar feedback para seus funcionários. o MBO normalmente foca no reconhecimento positivo.

5. Performance remunerada: Faça uma revisão de performance e dê uma recompensa a aqueles que estão se mantendo com boa performance.

Benefícios

Podemos citar como benefícios do MBO:

  • O estabelecimento de metas tangíveis;
  • Ajuda a identificar o trabalho de cada colaborador;
  • Também ajuda no planejamento detalhado e no foco e na comunicação da empresa, trazendo melhores resultados.

Limitações

Entretanto, o MBO também traz limitações como:

  • Só traz bons resultados quando tem um excelente suporte;
  • Pode ocorrer que os gerentes coloquem expectativas surreais e que isso causar um efeito reverso;
  • Os objetivos devem ser de curto e não de longo período;
  • Os gerentes devem ter algumas habilidades necessárias como por exemplo coaching.

Agora que conheceu o MBO e como ele pode apoiar a prática do processo de planejar, organizar e controlar, falaremos da importância do uso de tecnologia para estruturação e sucesso desse método.

A solução Umanni é a melhor solução SaaS para automação da gestão de desempenho da sua empresa. Através das funcionalidades do Metas Umanni, você pode:

  • Monitorar e personalizar indicadores, independente da metodologia escolhida: MBO, BSC, OKR, SMART, etc.
  • Importar dados massivos via upload de planilhas.
  • Mensurar o progresso e status diário, semanal, mensal (conforme desejado) de cada meta e tarefa definida, coletiva ou individual.
  • Fornecer aos gestores o fácil acesso às principais informações, seja por equipe, área ou colaborador. Tornando assertiva a tomada de decisão e correção de qualquer desvio do plano estratégico.
  • Permitir que o colaborador acompanhe sua performance e tenha clareza de seus objetivos e contribuição para o resultado global.

E não para por aí… Se você quiser saber mais sobre como a solução Umanni automatiza as metodologias de metas, facilita o gerenciamento das operações e potencializa a performance de diversas empresas:

Agende agora uma demonstração!

Entre em contato conosco ou reserve 10 minutos em nossa 📆 agenda.

Ficaremos felizes em potencializar a gestão de performance da sua empresa!  😊