O que é OKR? Exemplos, como aplicar, benefícios, limitações e principais erros.
- OKR, o que é e para que serve?
- Quais os benefícios e limitações?
- Exemplos de Objetivos e Key Results?
- Empresas que se destacaram ao usar o OKR
- Será que o OKR é o melhor método para a minha empresa?
- Como aplicar OKR na empresa?
- Cultura de OKR, quais os 8 Erros frequentes?
- Por que sua empresa precisa de uma plataforma para gestão de OKR?
Objectives and Key Results, que traduzido significa, objetivos e resultados chave, é representado pela sigla OKR. Trata-se de uma metodologia colaborativa de definição de metas usada por equipes e indivíduos para definir objetivos desafiadores e ambiciosos com resultados mensuráveis.
Mais especificamente, o termo objectives representa “o que” se pretende conquistar. Já o termo “key results” representa o “como”, ou seja, a forma como o objetivo será alcançado. Ou seja, estabelecer OKRs organizações podem definir o que se deseja alcançar, acompanhar o progresso, criar alinhamento e incentivar o engajamento dos participantes.
Neste artigo você vai conhecer detalhes que vão potencializar o seu negócio. Acompanhe!
Quais os benefícios e limitações?
Implementar o OKR traz diversos benefícios para o negócio, como cooperação multifuncional, autonomia e responsabilidade, engajamento dos funcionários. Além de incentivar o acompanhamento e feedback em menor periodidade de tempo, o que permite atuação ágil para potencializar resultados.
Mas também suas limitações, dentre elas é que, o OKR não é um método robusto de realizar o planejamento estratégico, pois os objetivos e resultados chave são idealmente traçados individualmente.
Exemplos de Objetivos e Key Results?
Nessa metodologia os objetivos e key results são bem claros, conheça alguns deles.
1) OKR Comercial
Objetivos
- Potencializar as vendas de forma expressiva;
Key Results
- NPS acima de 85% por regional;
- Redução do CAC por meio de automação;
- Aumentar o pipeline de vendas em 3x.
2) OKR Marketing
Objetivo
- Melhorar o site da empresa.
Key Results
- Acelerar a velocidade de carregamento em 20%.
- Alcançar 1 milhão de visitantes mensais.
- Aumentar o tempo médio de visita em 30%.
3) OKR Produtos
Objetivo
- Lançar um novo produto no mercado até o final do trimestre.
Key Results
- Finalizar o desenvolvimento do produto até o final do mês xxx;
- Efetuar testes de mercado com no mínimo 40 clientes em potencial;
- Criar plano de lançamento e executá-lo com sucesso.
4) OKR Sucesso Cliente
Objetivo
- Elevar a satisfação do cliente em 15% até o final do semestre.
Key Results
- Aumentar o total de avaliações positivas em 20% até o final do semestre;
- Reduzir o intervalo médio de resposta aos clientes em 6%;
- Implantar no mínimo 3 novas iniciativas para melhorar a experiência do cliente até o final do semestre.
Empresas que se destacaram ao usar o OKR
O Objectives and Key Results (OKR) é um método que ajudou empresas bem conceituadas no mercado a chegarem ao patamar em que estão atualmente. Os resultados aconteceram devido a aplicação correta e colaboração de toda a equipe. Veja algumas delas:
- Google;
- Amazon;
- Adobe;
- Microsoft;
- Linkedin.
Para mais exemplos veja o TED Talk de John Doerr. Lembre-se que você pode clicar na engrenagem > legenda e escolher o idioma de preferência.
E a pergunda que não quer calar. OKR funciona para sua organização? Continue a leitura!
Será que o OKR é o melhor método para a minha empresa?
O melhor método de metas é aquele capaz de atender a cultura organizacional de sua empresa, ao planejamento estratégico e ao perfil de trabalho da empresa.
Ou seja, não existe um método de gestão de metas ideal para todas as empresas. Para analisar se o OKR é apropriado para sua organização, você precisará considerar vários fatores. Listamos abaixo alguns itens para você refletir:
- Qual o tipo de negócio que sua organização atua? Pertence a uma indústria moderna (exemplo tecnologia, comunicação) e não a uma indústria tradicional (exemplo têxtil, vestuário) ?
- Os seus competidores utilizam metodologia ágil?
- Você entende que sua cultura organizacional se adaptaria a um modelo OKR?
- Sua organização se adaptaria a um modelo de revisão de metas com menor periodicidade, como por exemplo, trimestral?
- Há disponibilidade de recursos para contratar tecnologia para aplicá-lo?
- É irrelevante para o seu negócio cascatear metas por Unidade, Departamentos e Equipes?
- Busca-se por uma forma mais ágil e rápida de gestão de metas, em vez de uma abordagem tradicional?
- É preferível maior transparência e visibilidade na evolução das metas e resultados alcançados?
- Gostaria de desvincular resultado de metas com compensação financeira?
Basicamente, quanto maior o número de sim para as perguntas acima melhor deve ser a adaptação de sua empresa com o método OKR.
Mas lembre-se que outros métodos de gestão de metas podem ser ideais para o seu negócio, como SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time-based), o BSC (Balanced Scorecard), gestão por metas (MBO - Management by objectives). Ou até mesmo um formato hibrido.
Conte com um especialista em gestão de metas Umanni para ajudar na avaliação e adaptação do método à cultura da sua organização.
Como aplicar OKR na empresa?
Para começar a aplicar OKR em sua empresa, sugerimos os seguintes passos:
- Entender o que é OKR e seus princípios: É imprescindível que você e seus colaboradores entendam o que é OKR, seus benefícios e funcionamento antes de implementar. Utilize nosso E-Book de metas para te apoiar.
- Definir objetivos estratégicos: Descreva os objetivos estratégicos inspiracionais e demonstre como se relacionam com as metas de curto prazo que deseja estabelecer por meio do OKR.
- Definir os objetivos: Defina objetivos específicos e alcançáveis que de cada colaborador. Esses objetivos são os "O" do OKR.
- Estabeleça os key results (resultados-chave): Crie resultados-chave mensurável para cada objetivo. Eles te ajudarão a medir o progresso com relação ao cumprimento dos objetivos. Esses resultados-chave são os "KR" do OKR.
- Informar e alinhar: Informe claramente os objetivos e resultados-chave para toda a equipe e alinhe-os com as metas individuais e departamentais para garantir que todos estejam trabalhando na mesma direção.
- Acompanhar e avaliar periodicamente: acompanhe regularmente o progresso dos objetivos e resultados-chave, isso lhe permitirá identificar necessidades de ajustes.
Lembre-se de que o processo de implementação do OKR é contínuo e pode levar tempo para ser aperfeiçoado. Busque feedback da equipe e faça correções conforme necessário.
Cultura de OKR, quais os 8 Erros frequentes?
Apesar de ser um método eficaz, também apresenta alguns erros, como:
- Mantê-lo privado;
- Elaborar inúmeros OKR;
- Determinar objetivos imensuráveis;
- Não fazer alinhamentos;
- Planejar OKR’s inalcançáveis;
- Determinar OKR’s apenas de cima para baixo;
- Não diferenciar tarefas de resultados;
- Tornar o OKR parte da avaliação de desempenho.
Por que sua empresa precisa de uma plataforma para gestão de OKR?
Aderir a uma plataforma para realizar a gestão de OKR, pode dispor excelentes resultados para a sua corporação, como:
- proporciona transparência e direcionamento na estratégia de definição de metas do início ao fim;
- alinha metas qualitativas e quantitativas aos objetivos da empresa;
- apresenta os OKRs de todos os departamentos de forma acessível aos colaboradores e promove o trabalho em equipe;
- estimula um senso de inovação;
- expõe os progressos de forma concreta, ampliando o engajamento dos colaboradores e resultados positivos das equipes;
- auxilia no acompanhamento das metas e resultados, permitindo que a equipe entenda seu progresso, o que gera disciplina e acresce o senso de responsabilidade.
Percebeu como o OKR é um mecanismo inovador para obter resultados rápidos e sólidos na empresa? Com essa ferramenta na comparação, fica mais prático se adaptar às alterações que acontecem no mercado e adaptar a sua equipe para enfrentá-las com uma base forte estabelecida por instrumentos de alto padrão.
Gostou de conhecer como adotar o OKR é vital para o seu negócio?
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