Pesquisa eNPS: Tudo que você precisa saber para começar

Explore os fundamentos da pesquisa eNPS (Employee Net Promoter Score) neste guia abrangente. Descubra como medir a satisfação e o engajamento dos colaboradores e transforme esses insights em ações concretas para impulsionar a produtividade e o bem-estar no ambiente de trabalho!


Afinal o que é eNPS?

eNPS x NPS

Por que você deve medir um eNPS? Saiba os benefícios.

Limitações da eNPS

Passo a Passo para realizar eNPS

Dica Bônus

O que é uma boa pontuação para eNPS?

Uso de Software e Conclusão

Afinal o que é eNPS?

A sigla vem do termo inglês employee net promoter score, em português, pontuação líquida dos funcionários para promover ou divulgar determinada organização. É uma métrica útil para avaliar o envolvimento dos colaboradores.

É uma forma simples de entender:

  • Quão satisfeitos seus funcionários estão
  • Qual a probabilidade dos colaboradores promoverem sua empresa e/ou serviços para outras pessoas.
  • Qual seu score quantitativo, normalmente com escala de 1-10
  • Escuta qualitativa, por meio de comentários abertos

Para ser considerado eNPS a pesquisa deve ser breve, entre 2 até no máximo 20 perguntas. Acima de 10 questões o questionário já é considerado bastante completo.

Em pesquisa recente da Gallup, as empresas com uma força de trabalho altamente engajada são 21% mais lucrativas e 17% mais produtivas do que seus pares com trabalhadores desengajados. Isso ilustra a importância de compreender o envolvimento dos seus funcionários e identificar possíveis problemas antes que eles afetem a lucratividade do negócio.

eNPS x NPS

O eNPS reflete o NPS, uma abordagem usada para avaliar a fidelidade e a satisfação do cliente, perguntando aos clientes qual é a probabilidade de eles recomendarem os produtos ou serviços de uma empresa para seus familiares e amigos. o eNPS porém, reflete o comportamento do cliente interno, o colaborador.

É provável que uma organização com um eNPS elevado também tenha um NPS elevado porque, muitas vezes, os funcionários mais felizes estão mais satisfeitos com os seus empregos e, portanto, mais dispostos a prestar um melhor serviço aos seus clientes.

Por que você deve medir um eNPS? Saiba os benefícios.

A pontuação eNPS pode rapidamente indicar o engajamento, satisfação e lealdade do colaborador.

O índice normalmente é anônimo, periódico e não atrelado a política de compensação. O que nos traz as seguintes vantagens:

  • Facilidade para Elaborar
  • Facilidade para responder, os funcionários não precisam de muito tempo e esforço para concluí-lo.
  • Altas taxas de participação: como o eNPS é rápido e fácil de responder, você pode esperar que 100% da sua equipe responda à pesquisa.
  • Ação rápida: os dados da pesquisa podem ser recolhidos, analisados e divulgados ​​rapidamente.
  • Por se tratar de temas de forma ampla, é uma ótima ferramenta para trocas de gestão e análise de status
  • O plano de ação pode atuar e resolver os problemas imediatamente antes que eles se agravem.
  • Feedback genuíno: A resposta à pergunta “qual a probabilidade de o funcionário recomendar a empresa como local de trabalho” reflete com precisão os sentimentos dos funcionários em relação ao seu empregador. Os indivíduos podem responder à pesquisa anonimamente, aumentando a probabilidade de serem sinceros sobre sua satisfação e insatisfação no trabalho.
  • Medição contínua do envolvimento dos funcionários: como a pesquisa eNPS é rápida de implementar, você pode conduzi-la de forma recorrente, por exemplo anualmente. E assim avaliar a eficácia de planos de ação implementados.

Limitações da eNPS

  • Resultados limitados: A questão exclui outros aspectos do envolvimento dos funcionários, como motivação e retenção de funcionários. O eNPS não cobre esses conceitos, que são essenciais para a estratégia e o engajamento de pessoas da organização.
  • Metodologia restritiva: diversos temas são deixados de fora e a pontuação eNPS não retrata com precisão e detalhamento motivadores da satisfação do colaborador. Uma pesquisa de clima organizacional pode ter essa abordagem.
  • Concentra-se muito na pontuação: quando você tem apenas um número para representar o engajamento dos funcionários, não há contexto disponível para entender o resultado. Por isso, recomendamos sempre uma questão aberta.

Passo a Passo para realizar eNPS

Etapa 1: elaborar o questionário

O RH seleciona questionário eNPS padronizado que pede aos funcionários que avaliem a probabilidade de recomendar sua empresa em uma escala de 0 a 10, sendo 0 “nada provável” e 10 “muito provável”.

Etapa 2: escolha uma tecnologia

Grande parte do sucesso do engajamento da pesquisa é ser acessível, simples, rápido e anônimo. A Umanni te ajuda a formatar.

Etapa 3: categorizar as respostas

Assim que a pesquisa for concluída, o RH deve categorizar as respostas dos funcionários e calculá-las (será discutido na seção seguinte). Fale com nosso time e deixamos o cálculo disponível

Etapa 4: análise os resultados

Uma vez calculado o eNPS, o RH deve analisar os resultados e identificar áreas de melhoria. Pode envolver a observação de tendências ao longo do tempo, a comparação das pontuações do eNPS entre diferentes equipes ou departamentos ou o uso de respostas abertas a pesquisas para identificar questões específicas que precisam ser abordadas.

Ao medir regularmente o eNPS e tomar medidas para abordar áreas de melhoria, o RH pode ajudar a melhorar o envolvimento e a satisfação dos funcionários, o que pode levar a uma melhor retenção, produtividade e resultados de negócios.

Dica Bônus

Instrua seus líderes a trocar Feedback em grupo dos resultados avaliados. Registre os resultados dessa conversa. Isso o ajudará a identificar problemas comuns e áreas de melhoria.

Por fim, busque feedback de gestores e líderes da organização. Isso pode fornecer informações valiosas sobre as áreas onde o local de trabalho é excelente e onde melhorias podem ser feitas. Além disso, os gestores e líderes podem ser os principais intervenientes na implementação de planos de ação com base nos resultados da pesquisa.

Calculando o score do seu eNPS

Ordene as notas recebidas em 3 categorias:

  • Promotores: Funcionários que deram nota 9 e 10, o que significa que estão felizes e satisfeitos com sua empresa
  • Passivo ou Neutro: Funcionários que deram nota 7 e 8, o que significa que vão promover a empresa ou falar mal dela
  • Detratores: Funcionários que deram nota de 0 a 6, o que significa que estão insatisfeitos e infelizes com a empresa

Em seguida, analise o número de funcionários em cada categoria e qual é a sua participação no total.

A fórmula para calcular o Employee Net Promoter Score é:

eNPS = % promotores – % detratores


Como calcular o eNPS

Parece complicado? Não se preocupe que nosso sistema e equipe te apoiam a estruturar esse resultado. Fale conosco.

O que é uma boa pontuação para eNPS?

A pontuação líquida do promotor do funcionário pode variar de -100 a 100. As pontuações eNPS entre 10 e 30 são consideradas “boas”, enquanto aquelas entre 50 e 70 são consideradas excelentes. A pontuação eNPS acima de 80 provavelmente está nas porcentagens mais altas em quase todos os setores.

Qualquer valor acima de 0 é considerado uma pontuação aceitável, o que significa uma divisão igual entre Promotores e Detratores. A única coisa a ter em conta é se você tem muitos Detratores em comparação com Promotores.

O que é mais importante do que uma pontuação “boa” ou negativa é que sua pontuação atual seja maior do que seus registros anteriores. Ou pelo menos mantenha uma pontuação aceitável ou boa.

Nível de Pontuação

E se eu precisar melhorar a pontuação do meu eNPS?

Quando você tem pontuações baixas de eNPS, aqui estão estratégias que você pode usar para aumentá-las:

  1. Descubra as possíveis razões das notas baixas. Incentive reuniões de feedback e registre resultados. Ou mesmo incentive o feedback anônimo. Uma pesquisa adicional pode apoiar a aprofundar em uma temática específica.O importante é que funcionários sintam que a empresa está genuinamente interessada em ouvir suas sugestões para melhorar o ambiente de trabalho.
  2. Após entendimento, elabore um plano de ação. Veja um exemplo prático. Estimule feedback contínuo e acompanhamento de planos de ação
  3. Promova uma cultura positiva no local de trabalho: Uma cultura positiva no local de trabalho é fundamental para altos níveis de satisfação e envolvimento dos funcionários. As equipes de RH podem criar uma cultura positiva comunicando mensagens positivas, reconhecendo as conquistas dos funcionários, comemorando marcos, promovendo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e oferecendo programas de bem-estar. Quando os funcionários estão felizes e engajados, é mais provável que recomendem sua organização como um ótimo lugar para trabalhar.
  4. Fornecer salários e benefícios competitivos de acordo com seus pares. Esse é um fator essencial para a satisfação e lealdade dos funcionários. As equipes de RH devem realizar revisões salariais regulares para garantir que os salários sejam competitivos e que os pacotes de benefícios sejam atraentes para os funcionários.
  5. Invista no treinamento e desenvolvimento dos funcionários: Os funcionários desejam trabalhar em organizações que ofereçam oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. As equipes de RH podem investir no treinamento e desenvolvimento dos funcionários, oferecendo acesso a cursos online, programas de mentoria e oportunidades de acompanhamento profissional. Investir na aprendizagem e no desenvolvimento dos funcionários ajuda a aumentar os níveis de engajamento e satisfação no trabalho, resultando em pontuações mais altas de eNPS.
  6. Comunique-se de forma eficaz: A comunicação eficaz é essencial para manter uma cultura de trabalho positiva e manter os funcionários engajados. As equipes de RH devem comunicar-se de forma aberta e transparente sobre atualizações, mudanças e políticas da empresa. A comunicação regular ajuda os funcionários a se sentirem conectados à organização e incluídos em eventos e decisões importantes.

Uso de software e conclusão

Em resumo:

  • O RH pode medir o eNPS pedindo aos funcionários que avaliem a probabilidade de recomendar sua empresa em uma escala de 0 a 10, sendo 0 “nada provável” e 10 “extremamente provável”.
  • A pontuação é calculada subtraindo os Detratores (funcionários com pontuação de 0 a 6) dos Promotores (funcionários com pontuação de 9 e 10).
  • Qualquer coisa acima de 0 é considerada aceitável. O que é mais importante do que comparar sua pontuação com outras empresas é compará-la com seu histórico. O objetivo é ser melhor que o desempenho anterior.
  • Para aproveitar ao máximo sua pesquisa eNPS, acompanhe e monitore suas pontuações de forma periódica, por exemplo anual. Estabeleça plano de ação e verifique a evolução do indicador.
  • Para esse processo o uso de tecnologia é fundamental, o software Umanni te apoia a gerar dados e resultados conclusivos. Experimente.

O eNPS é uma excelente ferramenta para identificar e transformar sentimentos em dados e entender fatores que impactam a satisfação do colaborador.

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