Employee Experience: o que é, quais as vantagens e como aplicar

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Uma das melhores formas para otimizar a performance da sua equipe é por meio de estratégias capazes de melhorar a satisfação e desempenho dos funcionários. Nesse quesito, vale a pena conhecer o que é Employee Experience e como esse conceito está diretamente ligado à melhoria na gestão de uma empresa.

Por meio dessa abordagem, você consegue implementar mudanças na cultura, nas estruturas e nas práticas do seu negócio, criando um ambiente adequado para o desenvolvimento do seu time. Se você quer saber mais sobre o Employee Experience e como ele pode ser utilizado em favor dos seus projetos, continue a leitura e confira nosso conteúdo!

O que é Employee Experience?

A expressão Employee Experience pode ser traduzida como Experiência do Funcionário. Isso significa que esse conceito representa o conjunto de práticas e estratégias que ajudam a melhorar a experiência dos funcionários, desde o momento em que eles se candidatam até quando saem da sua corporação.

Tais cuidados incluem desde o processo de recrutamento, treinamento, desenvolvimento, ambiente de trabalho, comunicação, feedback, benefícios, entre outros aspectos que interferem na qualidade de vida no trabalho. Seu objetivo é desenvolver um ambiente empresarial positivo e produtivo, o que, por sua vez, ajudará a aumentar a satisfação do time, otimizar a produtividade e contribuir para reter talentos no seu negócio.

Qual é a relevância desse conceito para as organizações?

Com o surgimento de novas empresas, a competitividade pela atenção do público tende a ficar cada vez mais acirrada. Por isso, vale a pena investir na experiência de seus colaboradores para contar com um time criativo, disposto, engajado e capaz de oferecer um atendimento incrível para seus clientes.

Quando cada colaborador se sente satisfeito no trabalho, isso afeta a própria produtividade, além de criar um ambiente mais leve e agradável para os demais. Além disso, é importante valorizar a equipe, pois isso contribui na construção de uma boa imagem no mercado. Isso permite que sua marca consiga atrair novos talentos e reter aqueles que já foram descobertos.

Quais fatores influenciam uma boa experiência?

Entender quais os fatores que contribuem para que cada membro do seu time tenha uma boa experiência permite que você crie estratégias mais focadas. Por isso, veja, a seguir, quais os principais elementos que devem ser considerados na implementação do Employee Experience no seu negócio.

Cultura organizacional

A cultura organizacional representa as principais regras e valores presentes em sua marca. Por isso, ele exerce uma grande influência na experiência de trabalho de seus colaboradores.

Uma cultura organizacional positiva incentiva a colaboração, a inovação e o trabalho em equipe, por exemplo, pode contribuir de forma significativa para o crescimento da empresa e para o engajamento dos funcionários.

Ambiente físico

Aspectos como iluminação, temperatura, espaço, recursos e organização, afetam diretamente o bem-estar, a motivação e a produtividade da sua equipe. Um ambiente físico agradável e organizado pode dar ao time a sensação de segurança e bem-estar, ajudando a melhorar seu desempenho.

Também é importante que o ambiente seja projetado de maneira que os funcionários possam se sentir confortáveis e motivados. Detalhes como as cores, os móveis e a decoração, exercem grande influência na experiência de cada colaborador.

Ambiente tecnológico

A tecnologia exerce um importante papel para a construção de uma boa experiência de trabalho. Ela pode ajudar a simplificar processos e tornar a rotina mais eficiente, além de fornecer ferramentas para a colaboração e comunicação entre os membros da equipe.

Contar com algumas inovações tecnológicas também permite automatizar tarefas rotineiras, que podem ser um fardo para os funcionários, e contribuir para que eles se concentrem em tarefas mais empolgantes.

Como usar o Employee Experience nas etapas do ciclo do colaborador?

Agora que você já conhece a importância desse tipo de abordagem para melhorar o desempenho do seu time, é hora de colocar a mão na massa e implementar essas ideias em cada ciclo dos seus colaboradores.

Atração

Na etapa de atração, vale a pena apostar na criação de anúncios e conteúdos de recrutamento, desenvolvidos para atrair os melhores talentos. Além de utilizar diversos canais de comunicação para divulgar as vagas, é importante desenvolver anúncios criativos que valorizam os pontos fortes do negócio.

Também é importante permitir que os candidatos utilizem diversos meios para enviar seu currículo — tal como aplicativos, sites, e-mail, e até mesmo pelas redes sociais. Por fim, vale a pena investir em um processo de recrutamento honesto e humanizado para todos os candidatos, oferecendo transparência e igualdade de condições.

Contratação

A fase de contratação é uma etapa muito importante para construir uma boa experiência do colaborador. Nesse momento, é necessário contar com uma equipe de RH qualificada para orientar os novos membros da equipe quanto aos aspectos contratuais, atribuições e demais questões legais de cada cargo.

Essa etapa deve incluir desde a análise de currículo e entrevistas até a assinatura do contrato e a realização dos processos necessários para a contratação. Vale a pena investir em programas de acolhimento, oferecer treinamento sobre as políticas e procedimentos da empresa e assegurar que os colaboradores estejam familiarizados com a cultura da empresa já nas primeiras interações.

Onboard

A fase de Onboard do ciclo do colaborador envolve todas as etapas do processo de integração com a empresa. Ela normalmente inclui a realização de formulários de admissão, treinamentos e amostragem de processos, além de outras atividades necessárias para preparar o novo colaborador para seu cargo.

Durante essa etapa, é importante proporcionar ao colaborador uma experiência positiva e de sucesso desde o primeiro contato. Assim, vale desenvolver um processo que seja o mais simples e eficiente possível para que o novo colaborador possa começar a trabalhar rapidamente.

Engage

No Engage, o principal objetivo é proporcionar um ambiente agradável para que os colaboradores se sintam motivados a contribuir para o crescimento da sua marca. Nesta fase, as empresas podem investir em programas de atração de talentos, bem como em programas de treinamento e desenvolvimento para melhorar a experiência do colaborador. Isso inclui a promoção de eventos, palestras, cursos e demais atividades que contribuam para o desenvolvimento profissional do time.

Performance

A fase de Performance do ciclo de colaboradores refere-se à maneira como uma empresa mede e avalia o desempenho de seus funcionários. Isso significa saber como os funcionários estão progredindo, bem como as áreas em que eles precisam melhorar.

Nesta fase do ciclo, os líderes podem estabelecer metas claras, desenvolver planos de ação, realizar avaliações de desempenho e oferecer feedback contínuo e orientação. Uma dica importante é garantir que os funcionários estão sendo tratados de forma justa e equitativa em relação aos seus colegas.

Desenvolvimento

Tal fase é uma parte crucial da experiência do colaborador e tem como objetivo ajudar a equipe a crescer e evoluir. Ela envolve a identificação das necessidades de desenvolvimento de cada um, bem como a definição de planos de treinamento adequados que podem ajudar cada membro a alcançar suas metas.

A fase de desenvolvimento também deve proporcionar aos colaboradores a oportunidade de crescer e expandir suas habilidades, bem como desenvolver novas aptidões que sejam relevantes para o exercício de sua função.

Saída

A fase de Saída é a última etapa do processo de relacionamento entre empresa e colaborador. É por meio dela que ocorre o desligamento formal do funcionário.

Para manter uma boa experiência de seus colaboradores nessa etapa, é importante entrar em acordo sobre os motivos do desligamento, explicar de maneira clara quais os valores que envolvem a rescisão e quais os prazos que precisam ser cumpridos.

Entendeu como é importante implementar as estratégias de Employee Experience para otimizar a performance do seu time? Isso contribui para que sua empresa possa desenvolver uma gestão alinhada com as necessidades da sua equipe e consiga atender seus clientes com mais qualidade.

Agora é hora de agir!

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