[Avaliação de Desempenho] Conheça o método BARS

A Escala de Classificação Ancorada comportamentalmente, do termo original Behaviorally Anchored Rating Scales (BARS), é uma escala de gerenciamento de desempenho. Ou seja, ao invés de criar uma escala genérica que será adotada em um processo de avaliação, o BARS estabelece padrão de comportamento com descrições específicas e classificação numérica.

Veja um exemplo:

A abordagem do BARS é ideal para organizações que necessitam de trabalhos específicos e estáticos, com clareza do comportamento desejado. Além disso, requer bastante tempo, recursos financeiros e esforços administrativos, podendo levar de um ano e meio a dois anos para levantamento completo das dimensões de desempenho e comportamentos dos colaboradores.  

Entretanto, quando esse modelo de escala é usado para finalidades específicas, como por exemplo, para determinados grupos ou prioridades da organização, esse prazo pode reduzir para um ou dois meses. Listamos alguns exemplos:

Cultura: Você pode adotar uma escala de valores ou competências organizacionais, ou seja, especificar os comportamentos que deseja observar em todos os colaboradores. Nutrir comportamentos que impulsionam sua cultura pode ter um impacto significativo em sua organização.

Aquisição de Talentos: Sabe aquele tipo de vaga desafiadora de ser preenchida? Esse pode ser o momento de utilizar o método BARS para apoiar seus recrutadores a entender quais comportamentos você precisa, eles podem fazer um trabalho melhor, fornecendo candidatos mais alinhados ao perfil pré-definido.

Treinamento e Desenvolvimento: Escolha tipos específicos de cargos e responsabilidades na organização. Uma diferenciação comum é líderes e não líderes. Escreva uma escala de comportamentos. Dessa forma será mais fácil o entendimento de comportamentos desejados.

Gestão sucessória: O método BARS pode apoiar a identificar fortalezas e lacunas de  potenciais sucessores.

Benefícios e limitações do método BARS.

O método BARS tradicional, quando aplicado para toda organização, possui vantagens e desvantagens que dependem do nível de atuação e comprometimento dos envolvidos.

As vantagens do método incluem:

1. Facilidade de uso para avaliadores e avaliados

O BARS classifica os funcionários de acordo com padrões precisos que os gerentes e funcionários podem entender facilmente. Cada nota vem com uma explicação detalhada e exemplo para maiores esclarecimentos, o que deixa pouco espaço para subjetividade.

2. Personalização

A escala de classificação é feita sob medida para cada funcionário de acordo com a descrição do trabalho, tornando o método coerente e eficaz.

3. Imparcialidade

A escala de classificação é baseada puramente em traços comportamentais e nada mais.

4. Baseado em comportamento

A escala de classificação ancorada comportamentalmente esclarece como um trabalho deve ser feito e onde o funcionário precisa chegar, fornecendo caminhos claros para melhorias.

5. Padrões claros

O método BARS cria um entendimento mútuo entre gestores e funcionários sobre o que eles estão revisando e quais as oportunidades de melhoria, facilitando feedbacks de desenvolvimento.

As limitações incluem:

1. Requer gestores altamente comprometidos

Os gestores responsáveis pela avaliação precisam fazer anotações detalhadas sobre cada funcionário e manter o processo objetivo. Todas as declarações e âncoras utilizadas devem ser desenvolvidas. Eles precisam estar 100% engajados com o processo para fazer o trabalho corretamente. Caso contrário, o BARS não produzirá os resultados desejados.

2. Não inclusivo

Nem todos os detalhes e expectativas do trabalho podem ser incluídos na avaliação do BARS, o que pode causar dificuldades mais tarde.

3. Caro

O método BARS é individualizado para cada pessoa, o que pode ocupar muito tempo e recursos, tornando-se um projeto caro para a organização.

4. Viés de clemência

O BARS elimina diretamente a oportunidade de uma avaliação ser tendenciosa. No entanto, não remove todas elas. Alguns acreditam que ainda há espaço para o erro de clemência.

Conclusão, escalas de classificação ancoradas comportamentalmente servirão bem se você tiver os recursos necessários para apoiá-las. Entretanto, embora possa ser complicado projetar o BARS para cada funcionário, os gestores que se esforçarem desfrutarão dos benefícios de uma escala de classificação livre de preconceitos, totalmente personalizada, coerente e eficaz.

O sucesso de qualquer negócio depende do desempenho de seus membros da equipe, individualmente e juntos. Otimizar o desempenho da equipe exige uma compreensão profunda da dinâmica dos funcionários, indicadores de desempenho e a definição do que precisa ser feito individualmente para atingimento da melhoria coletiva.

Por que a Umanni?

Se uma das metas da sua organização for: melhorar o desempenho, aumentar o engajamento, reter talentos e potencializar a performance. Podemos te ajudar!

A solução Umanni é a melhor solução SaaS para automação da gestão estratégica da sua empresa. O módulo Avaliação Umanni possui suíte completa para gestão de desempenho com funcionalidades para gerenciar competências e a performance do time. Além da avaliação online, nossa solução permite também avaliar toda jornada do colaborador, desde sua experiência, feedback estruturado, cultura até um eventual desligamento ou sucessão.

Se quiser saber como ajudamos seu RH a ganhar praticidade, economia de tempo, aumento de produtividade e resultados otimizados. Não perca a oportunidade, entre em contato conosco ou reserve 10 minutinhos em nossa 📆 agenda.

Ficaremos felizes em ajudar. 😊